A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) renovou a parceria e assinou Termos de Cooperação com quatro instituições de segurança que administram, de forma conjunta, seis Escolas de Tempo Integral (ETIs) da rede municipal de ensino de Palmas. A parceria, que visa promover a cidadania e a responsabilidade social entre os estudantes, existe desde de 2016 e atende, atualmente, mais de 7 mil alunos. A solenidade de renovação foi realizada no auditório da Semed, na Avenida Teotônio Segurado, na tarde desta quarta-feira, 12.
Na ocasião, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que o projeto tem aprovação de 98% dos palmenses e que muitos pais de alunos desejam que seus filhos estudem nestas unidades. “Quero prestar um reconhecimento a todas as instituições presentes que renovaram essa pactuação e, independente do pensamento de um pedagogo como eu, nós temos uma realidade: a sociedade clama pela presença, segurança, formação e disciplina, fruto do excelente trabalho que essas instituições têm oferecido no ambiente escolar”, afirmou o prefeito, reforçando ainda o convite aos representantes das intuições de segurança para ampliar a parceria e contemplar outras escolas em Palmas.
A secretária da Educação, Débora Guedes, destacou que a renovação da parceria é um importante passo para garantir a segurança e a qualidade do ensino pedagógico nas nossas escolas. “Estamos comprometidos em oferecer uma educação de qualidade para os nossos estudantes e a renovação nos ajudará a alcançar esse objetivo pelos próximos quatro anos”, disse.
Renovação
Com prazo de validade de quatro anos, assinaram os documentos de cooperação os representantes das instituições militares e os diretores das Escolas Municipais de Tempo Integral (ETIs) Padre Josimo Tavares e Anísio Teixeira, com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Professora Margarida Lemos Gonçalves, com o Corpo de Bombeiros Militar, e Eurídice Ferreira de Melo, com a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). A parceria entre as demais escolas e instituições como a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro segue regular, dentro do prazo de validade.
Segundo a secretária Débora Guedes, um dos principais benefícios do convênio com as intuições de segurança é a realização de projetos educativos que orientam crianças e adolescentes sobre temas essenciais, como primeiros socorros, disciplina, civismo, segurança do trânsito, prevenção a incêndios e combate às drogas. As ações conjuntas também incentivam a disciplina, respeito à hierarquia e às normas, preparando os estudantes para serem cidadãos mais responsáveis e conscientes de seus deveres na sociedade.
A solenidade de assinatura contou também com a presença da primeira-dama e secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos. Para a secretária, trata-se de um programa importante, já que por meio das atividades oferecidas ao longo desses quase oito anos, contribui para melhorar a qualidade de vida dos estudantes e na formação de homens e mulheres de bem.
Participaram, ainda, demais autoridades locais, diretores de escolas municipais e a equipe técnica da Semed.
Texto: Taygo Mello
Edição: Iara Cruz
1/2
O Poder Judiciário do Tocantins esteve representado no III Encontro de Ouvidorias Judiciais da Região…
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) a Medida Provisória (MP) 1.299/2025, que abriu…
O Tribunal do Júri de Araguacema condenou João Batista de Sousa Lima, de 66 anos,…
Escola de Governo de Palmas abre inscrições para curso sobre Controle Estatístico de Projetos Capacitação…
Salve Cerrado: alunos de escolas rurais de Palmas participam de Encontro de Culturas e Tradições…
O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Vara Especializada no Combate à Violência…