Na primeira edição do Projeto Chorinho nas Escolas, promovido pela Associação Viva Música, quatro escolas da rede municipal de ensino de Palmas vão receber a partir do início de setembro apresentações musicais de chorinho. E para fechar os últimos detalhes das programações nas escolas, os integrantes do Viva Música foram recebidos na tarde desta sexta-feira, 22, pela equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na ocasião, a secretária-executiva pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Cândida Cecília, falou sobre a importância da parceria da associação com a gestão municipal. “As intervenções musicais que o grupo vai proporcionar serão um momento de resgatar o estímulo musical entre crianças e jovens, fortalecendo assim o gosto pelo gênero musical e a identidade cultural. A música desperta a alma, desperta o inconsciente e o consciente, desenvolve a criatividade e contribui de forma sobremaneira para o aprendizado, portanto o projeto será bem recebido em nossas escolas”, afirmou a gestora.
De acordo com os integrantes do Viva Música, a intenção é levar clássicos de um dos gêneros musicais mais tradicionais do país ao ambiente escolar. As unidades que receberão a programação do projeto neste primeiro momento serão as Escolas de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, ETI Margarida Lemos, ETI Eurídice e Escola Municipal Anne Frank.
Com apresentações ao vivo, incluindo momentos de interação, os músicos irão mostram a beleza do repertório de compositores como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e outros compositores. Além de apreciar as músicas, os alunos terão espaços para conhecer a história do chorinho, seus instrumentos característicos, como cavaquinho, flauta, violão e pandeiro e sua importância na formação da identidade cultural brasileira.
O mestre em música Bruno Barreto Amorim, que integra o projeto, conta que a intenção das apresentações nas escolas é aproximar as novas gerações das raízes musicais do Brasil, despertando o interesse pela arte e incentivando a formação de futuros músicos. “O choro é um gênero musical genuinamente brasileiro, que foi, a partir de 2024, reconhecido como patrimônio imaterial da nossa cultura. Então, para nós, é muito caro que os alunos, sobretudo os da rede básica de ensino, tenham acesso a algo que é tão singular da nossa cultura. Levar isso para dentro da escola é oferecer aos estudantes uma experiência cultural enriquecedora e inspiradora”, afirmou o professor.
Confira abaixo a programação de apresentações nas escolas:
Dia 2/09 – 15h – ETI Padre Josimo
Dia 4/09 – 15h – Escola Anne Frank
Dia 9/09 – 15h – ETI Eurídice
Dia 11/09 – 15h – ETI Margarida Lemos
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos
1/1
1/1
Com a conclusão de cursos obrigatórios, Prefeitura de Palmas divulgará lista final de expositores do…
O Tribunal de Justiça do Tocantins participou nesta sexta-feira (22/8) da 5° Conferência Estadual de…
Equipe da Fundação Cultural de Palmas vivencia imersão na Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins…
Prefeitura constrói bueiro triplo sobre Córrego Sumidouro para melhorar mobilidade e acesso à obra do…
Correr, caminhar e, sobretudo, conscientizar. A quinta-feira (21/8) foi movimentada em Dianópolis, no Sudeste do…
Interessados em participar de seleção a unidades habitacionais no Parque do Ipês deverão atualizar cadastro…