Dois projetos da rede municipal de ensino foram selecionados para representar a educação de Palmas na etapa regional do Seminário Alfabetiza Mais Tocantins 2025, previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro deste ano.
Um dos selecionados foi o trabalho desenvolvido pela professora Crisley Rodrigues Alencar com as crianças da alfabetização do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lucas Ruan, intitulado Investigadores por Natureza: o cerrado em narrativas, desenhos e escritas infantis. O relato de experiência da educadora foi baseado no projeto investigativo de turma. Crisley usou a literatura infantil de escritores regionais de diferentes gêneros textuais e leituras de imagem para envolver os alunos.
Para representar os 1º e 2º anos, os professores Manoel Ferreira Gonzaga e Maria do Socorro Chaves Rabelo, que atuam na Escola Municipal Antônio Gonçalves, produziram várias atividades no decorrer do período letivo com base nas obras literárias da Coleção Tocantins e suas Belezas Naturais do autor tocantinense Leonardo Luiz Ludovico Póvoa.
Os educadores contam que o maior desafio na jornada de aprendizagem dos alunos foi estimular entre eles, o gosto pela leitura e escrita. “A intenção foi estimular a criatividade, a oralidade e o vínculo com o meio ambiente, especialmente a valorização da biodiversidade do Cerrado”, relatou Manoel Ferreira Gonzaga.
Maria do Socorro Chaves Rabelo revela ainda que dentre as dificuldades observadas pela equipe pedagógica estava a necessidade de ampliar o repertório de leitura das crianças e integrar diferentes linguagens. “O projeto foi dividido em sete eixos temáticos, cada um inspirado em um dos livros da coleção, com ações conduzidas pelas professoras formadoras”, cita a professora.
Em 2024, a Prefeitura de Palmas fez adesão ao Programa Alfabetiza Mais Tocantins promovido pelo Governo do Tocantins, em conformidade com o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) e o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que prevê a cada final de ano, a realização de seminários envolvendo educadores da Pré-Escola e das turmas de 1º e 2º anos de todo o estado do Tocantins.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos
1/1
1/1
1/1
1/1
1/1
1/1
Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…
O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…
Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…
Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…
Assistência Social de Palmas realiza mais de 97 mil atendimentos em 2025 e reforça papel…