Categories: Estado

Regularização fundiária leva moradia e cidadania a famílias de Piraquê e Guaraí


As cidades de Piraquê e Guaraí viveram dias de conquista com a entrega de títulos definitivos de propriedade para mais de 120 famílias. Mais do que um documento, cada título representa o fim de uma espera de anos e a tranquilidade de saber que o que antes era só posse, agora é um direito consolidado.

A solenidade reuniu autoridades locais, representantes das instituições parceiras e a população beneficiada. A iniciativa integra o programa de Regularização Fundiária do Tocantins, coordenado pelo Poder Judiciário, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) e do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), em parceria com o Governo do Estado, as prefeituras e os cartórios de registro de imóveis locais.

A entrega dos títulos garante segurança jurídica aos moradores e representa dignidade e cidadania para cada família contemplada. Em Piraquê, um dos beneficiados lembrou a trajetória de luta para manter a casa em pé, mesmo sem a segurança da documentação. “Hoje é um dia de graça para mim e para tantas famílias. Esse documento não é só um papel, é a certeza de que agora somos verdadeiros donos do que é nosso. Só tenho a agradecer a todos vocês”, apontou Lourival Alves de Sousa. 

Para a comunidade de Guaraí, ver esse processo se concretizar significa muito mais do que um registro em papel, é a chance de investir, de planejar o futuro e de viver com dignidade no lugar que construíram como lar. “Agradeço hoje, com o coração cheio de felicidade. Estar recebendo esse título significa muito para mim e para muitos que lutaram para que esse dia chegasse”, destacou o morador do setor Serrinha, José Olavo Silva.

O juiz coordenador do Nupref, dr. Jordan Jardim, ressaltou a importância da regularização fundiária para o Tocantins. “O trabalho de regularização fundiária desenvolvido no Tocantins é, hoje, referência nacional, fruto de uma estrutura sólida que nasceu aqui e se expandiu para além do Estado. Esse modelo garante dignidade às famílias, que passam a ter não apenas a posse, mas a propriedade reconhecida legalmente. A entrega dos títulos representa segurança jurídica, valorização dos imóveis e oportunidades de desenvolvimento, beneficiando diretamente os cidadãos e fortalecendo os municípios. É um passo fundamental para consolidar o direito à moradia e abrir caminhos para um futuro mais justo e organizado”, destacou. 

União de esforços

As entregas foram marcadas pela presença de autoridades municipais, representantes do Judiciário, registradores, vereadores e líderes locais. Em Piraquê, participaram da solenidade a oficiala substituta do Serviço de Registro de Imóveis, Dieimy Paulino de Paula Santos; o defensor público da comarca de Wanderlândia, dr. Hidelbrando Carneiro de Brito; a Diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parceiras, Zélia Bandeira Barros; o prefeito de Piraquê, Silvino Oliveira de Sousa acompanhado da primeira-dama, Roseane Gomes Pereira Sousa. 

“O que estamos vivendo hoje é fruto de parcerias importantes. Cada uma dessas 68 famílias sai daqui com o documento que garante dignidade e segurança, tornando-se de fato dona do que é seu. Vamos seguir trabalhando com responsabilidade para deixar um legado de conquistas e desenvolvimento para o município”, declarou o prefeito Silvino Oliveira de Sousa. 

Em Guaraí, a entrega de títulos contou com a presença da subsecretaria da Mulher, Habitação e Regularização Fundiária, Daniela Santiago; da oficiala substituta do Serviço de Registro de Imóveis, Maria Dorilene Araújo Galvão Milhomem; do presidente da OAB – Subseção de Guaraí, dr. Edis Jose Ferraz; do vice-prefeito Gleidson de Paula Bueno, do vereador Marcelão, do juiz de Direito titular da Vara Cível, dr. Océlio Nobre da Silva, da diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parceiras, Zélia Bandeira Barros e da Prefeita de Guaraí, Maria de Fátima Coelho Nunes. 

“Cada setor regularizado representa segurança jurídica, dignidade e valorização dos imóveis, permitindo que os moradores invistam em suas casas e tenham mais qualidade de vida. Fico feliz com a entrega desses 60 títulos. Nosso compromisso é seguir avançando até que toda a cidade esteja regularizada, porque a regularização fundiária transforma não apenas a vida das pessoas, mas também o desenvolvimento de Guaraí”, assegurou a prefeita Maria de Fátima Coelho Nunes.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Alunos da rede municipal de ensino de Palmas participam do Festival Paralímpico Loterias Caixa | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos da rede municipal de ensino de Palmas participam do Festival Paralímpico Loterias Caixa Objetivo…

2 segundos ago

Educação de Palmas promove encontros formativos para construção do currículo da rede | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas promove encontros formativos para construção do currículo da rede Currículos para o…

28 minutos ago

CMP realizará audiência pública para prestação de contas do SUS – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizará audiência pública na quinta-feira (25), de setembro às…

37 minutos ago

Final Estadual de Batalha de Rima acontece neste sábado, 20, em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Final Estadual de Batalha de Rima acontece neste sábado, 20, em Palmas Evento reúne MCs…

56 minutos ago

Cadastro habitacional de Palmas prorroga prazo para seleção de beneficiários do Residencial Parque dos Ipês até 25 de setembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Cadastro habitacional de Palmas prorroga prazo para seleção de beneficiários do Residencial Parque dos Ipês…

1 hora ago

Júri simulado na ETI Padre Josimo promove ambiente pedagógico dinâmico e crítico | Prefeitura Municipal de Palmas

Júri simulado na ETI Padre Josimo promove ambiente pedagógico dinâmico e crítico Evento ocorre por…

4 horas ago