Categories: Estado

Representantes do Nupemec participam de workshop com a pesquisadora norte-americana Kay Pranis


Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec/TJTO), a juíza Silvana Parfieniuk está em Recife (PE), participando do workshop “Círculos de Justiça Restaurativa e Construção de Paz”, conduzido pela professora e pesquisadora norte-americana, Kay Pranis.

Promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o evento acontece nesta quarta-feira (6/9), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e apresenta uma programação com palestra, roda de conversa, divisão de grupos temáticos e plenária de apresentação.

Com ênfase na prevenção da violência e transformação de conflitos, Kay Pranis compartilha com os participantes, vivências e conceitos relacionados a processos circulares tanto na prevenção à judicialização, como também em casos judicializados, com adolescentes em conflito com a lei e nos ambientes escolar e comunitário.

O workshop ainda traz: os desafios para a implantação da JR em diferentes ambientes; os mecanismos para superar dificuldades durante os círculos; o papel da responsabilização; o processo circular na construção de uma comunidade mais saudável; o exercício do poder pessoal positivo no processo do círculo; e a estrutura do Manual Círculos em Movimento e como ele pode ser usado de forma mais abrangente.

A coordenadora do Nupemec afirma que este workshop é uma rara oportunidade de aperfeiçoamento nas técnicas da Justiça Restaurativa. “Kay Pranis é uma figura contagiante, de destaque internacional e uma referência nas publicações relacionadas ao tema. E este encontro se revela como fonte de inspiração para a disseminação da cultura da paz”, comenta.

Assessora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos (Nupemec), e facilitadora da Justiça Restaurativa no Poder Judiciário do Tocantins, a servidora Lorena Gutierrez também participa do evento. “Fico feliz em aprofundar ainda mais no tema e me preparar para o curso de Formação de Instrutores em JR, que também será aplicado pela Kay Prains, ainda em setembro, aqui em Recife. A ideia é aprender e multiplicar todo esse conhecimento com as pessoas envolvidas com a Justiça Restaurativa no Tocantins”, revela a servidora.

Kay Pranis

Nascida em 02 de agosto de 1948, no Estado de Nova Iorque, EUA, Kay Pranis é uma escritora e professora que vem se dedicando à difusão de boas práticas da Justiça Restaurativa e da metodologia dos Círculos de Construção de Paz.  

 

JR na Educação

No último mês de agosto, entre os dias 23 e 25, o Poder Judiciário do Tocantins realizou, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o 1º Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação. Foram três dias de uma programação que contou com a presença de educadores, servidores, magistrados e pesquisadores nacionais e internacionais.  

Clique aqui e veja como foi!



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

CNJ abre inscrições para programa internacional de capacitação de magistradas

Magistradas brasileiras poderão participar do programa de capacitação internacional Women Judge’s Program – Judicial Training &…

16 minutos ago

Comissão de Agricultura aprova proposta de monitoramento da saúde dos solos – Notícias

22/01/2026 - 13:21   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Guimarães: medida fortalece a formulação…

2 horas ago

Plantação perto de rodovias, turismo receptivo e Sudene podem entrar na pauta — Senado Notícias

Na retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro, o Plenário do Senado pode votar projeto que…

2 horas ago

Ensino de defesa civil na escola está na pauta da Comissão de Educação — Senado Notícias

Um projeto de lei que inclui noções de defesa civil como conteúdo obrigatório do ensino…

4 horas ago

Proteção de dados na prática: por onde o pequeno negócio deve começar | ASN Tocantins

Em um contexto em que a correta gestão de dados se tornou mais que uma…

6 horas ago