Categories: Estado

Roda de conversa sobre assédio reúne magistrado, servidores e comunidade no Fórum de Gurupi


Cerca de 70 pessoas, entre magistrados, servidores e comunidade, participaram da primeira Roda de Conversa “Como identificar e superar situações de assédio no ambiente de trabalho?”, realizada na tarde desta terça-feira (6/5), no Fórum da Comarca de Gurupi. O evento faz parte da IV Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do Poder Judiciário do Tocantins, aberta na última segunda-feira (5/5).

Durante o debate, que contou com a presença da presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação no 2º Grau, desembargadora Ângela Haonat, foram discutidos temas como: o conceito de assédio moral, as diferenças entre o assédio descendente (de superiores para subordinados) e ascendente (de subordinados para superiores), além de refletirem sobre os impactos psicológicos e profissionais sofridos por vítimas dessas práticas. Um dos pontos destacados foi o adoecimento decorrente do assédio, que pode resultar em afastamentos prolongados e prejuízos à saúde mental e ao rendimento profissional.

Também foi debatido o papel da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e Sindicância do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no acolhimento e encaminhamento das denúncias, reforçando a importância de canais de escuta qualificada e ação institucional.

A diretora do Fórum de Gurupi, juíza Edilene Pereira de Amorim, avaliou positivamente o evento. “Foi excelente, com um grande número de pessoas participando, mostrando o quanto é importante que o Tribunal se preocupe com essas situações que ocorrem no local de trabalho e que, por acaso, é onde passamos a maior parte do tempo. Tem que ser um ambiente rígido, acolhedor, para que a gente possa dar não só o nosso melhor, mas também com a certeza de que não somos apenas máquinas — somos humanos”, afirmou.

A magistrada também ressaltou o impacto positivo do debate. “Aqui estamos tendo o nosso ganha-pão, o nosso sustento, mas que ele não venha à custa de sangue, suor e lágrimas. Nós precisamos todos estarmos bem, até porque o nosso melhor só vem quando o coração está bom.”

 

Conscientização

O objetivo do encontro foi promover a conscientização sobre práticas institucionais de prevenção e enfrentamento ao assédio moral, ao assédio sexual e à discriminação nas relações de trabalho.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO realiza reunião de abertura do projeto JUS em Ação nas comarcas de Wanderlândia e Itaguatins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…

5 horas ago

Mutirão Fiscal de Porto Nacional segue até sexta-feira (7/11)

O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…

6 horas ago

TJTO abre inscrições para o 2º Prêmio Selo Verde com foco nas boas práticas sustentáveis

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…

7 horas ago

Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJTO apresentam novo fluxo de trabalho para melhor acolhimento às vítimas

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…

8 horas ago

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…

9 horas ago

Tocantins pauta 58 julgamentos de crimes contra a vida e supera em 41% mutirão do ano passado

O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…

9 horas ago