Categories: Negócios

Sebrae Tocantins realiza primeira campanha de doação de sangue em Palmas | ASN Tocantins


Os colaboradores do Sebrae Tocantins participaram, nesta sexta-feira, 13, da primeira edição da campanha institucional de doação de sangue em Palmas. A iniciativa, que ocorreu em uma unidade móvel de coleta (carreta) estacionada em frente ao Ministério Público do Tocantins (MPTO), no centro da Capital, faz parte das ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da instituição.

A mobilização, que também estava realizando o cadastro de doação de medula óssea, reuniu colaboradores de diversas áreas do Sebrae e comunidade em geral. “A doação de sangue é um gesto simples, mas que salva vidas. Com essa ação, queremos incentivar a solidariedade e reforçar o compromisso do Sebrae com práticas que impactam positivamente a sociedade”, destacou Ana Cássia Costa, vice-presidente da Cipa.

Entre os participantes da campanha esteve o colaborador Sebastião Geraldo de Oliveira, que é doador frequente e fez questão de estar presente na mobilização. “Acredito que doar sangue é uma das formas mais genuínas de ajudar quem realmente precisa. Participei com orgulho, sabendo que uma simples atitude pode salvar vidas. E ações como essa ainda incentivam outras pessoas a fazerem o mesmo”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. “A ação vai além da coleta: ela inspira, mobiliza e amplia a consciência coletiva sobre o poder da doação regular”, reforçou Ana Cássia.

Estoques em baixa

O Hemocentro de Palmas tem registrado queda nos estoques de sangue, o que compromete o atendimento a pacientes em situações emergenciais, cirurgias e tratamentos contínuos. Iniciativas como a do Sebrae Tocantins são essenciais para garantir o abastecimento e sensibilizar a população sobre a importância da doação.

Quem pode doar sangue

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 52 kg, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de idade podem doar acompanhados por um responsável ou com termo de consentimento assinado. Quem teve dengue ou outras arboviroses deve aguardar 30 dias. Já pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing há menos de um ano devem aguardar esse período para doar.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Conselho Municipal de Habitação realiza segunda reunião ordinária e avança em pautas para a habitação da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Conselho Municipal de Habitação realiza segunda reunião ordinária e avança em pautas para a habitação…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas orienta população sobre descarte irregular de entulhos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre descarte irregular de entulhos Zeladoria Urbana alerta que a…

2 horas ago

Banco do Povo de Palmas ganha primeiro Regimento Interno e consolida nova fase de retorno das atividades | Prefeitura Municipal de Palmas

Banco do Povo de Palmas ganha primeiro Regimento Interno e consolida nova fase de retorno…

4 horas ago

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de…

16 horas ago

Critérios de distribuição do Fundeb podem ser aprimorados, dizem debatedores — Senado Notícias

Especialistas reunidos na Comissão de Educação (CE) defenderam o complemento da União ao Fundeb, mas…

16 horas ago

Judiciário do Tocantins participa de maratona nacional de inovação para Juizados Especiais em Pernambuco

A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana…

16 horas ago