Categories: Estado

Secretário defende hidrovia no rio Tocantins; Ibama aguarda estudos de impacto ambiental – Notícias


20/09/2023 – 12:47  

O secretário de Transportes do Pará, Adler Silveira, defende remover a formação rochosa do Pedral do Lourenço (PA) para possibilitar a construção de hidrovia no rio Tocantins. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promete entregar até dezembro ao Ibama os estudos necessários à concessão da licença ambiental.  Essas informações foram dadas durante debate realizado na Câmara dos Deputados na terça-feira (19).

Silveira afirmou que o estado do Pará é a última fronteira agrícola do País e que a hidrovia facilitará o escoamento da produção. “Isso aumentará a produtividade e, consequentemente, o PIB”, disse.

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Deputado Vicentinho Júnior é favorável à obra

O secretário acrescentou que a hidrovia vai tornar o custo do frete mais barato e gerar uma “transformação social” na vida das pessoas da região.

“Mississipi brasileiro”
Autor do requerimento para realização da audiência, o deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) apoiou o projeto. Segundo ele, “com a remoção do Pedral do Lourenço, será possível desbloquear o gargalo logístico local”.

O Pedral do Lourenço é um conjunto de formações rochosas que impede atualmente a navegabilidade no rio Tocantins. Possui cerca de 43 km de extensão e está situado entre os municípios paraenses de Marabá e Tucuruí.

Vicentinho Júnior comentou ainda que sonha com o dia em que “tenhamos um ‘Mississipi brasileiro’, navegável, limpo e viável para todo o Brasil” – em alusão ao rio que corta o território norte-americano no sentido norte-sul.

Impacto ambiental
Adler Silveira destacou que as obras no rio Tocantins precisam respeitar questões ambientais e os direitos de povos tradicionais e originários.

O presidente do Ibama, Rodrigo Mendonça, afirmou que a instituição aguarda a conclusão dos estudos feitos pelo Dnit para decidir sobre a licença ambiental da hidrovia.

O diretor de Infraestrutura Aquaviária do Dnit, Erick de Medeiros, informou que a ideia é entregar os documentos ao Ibama até dezembro. Ele acrescentou que a autarquia de transportes pretende iniciar a retirada do Pedral do Lourenço em março de 2024.

Para garantir a navegação durante todos os meses do ano no rio Tocantins, explicou o executivo do Dnit, são necessárias obras que aumentem sua profundidade, como a dragagem – retirada de material solto no fundo do rio – e o derrocamento, que é a escavação das pedras.

Reportagem – Joana Lacerda
Edição – Marcelo Oliveira



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas orienta população sobre solicitação de passe livre na Ação Social | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre solicitação de passe livre na Ação Social Desde o…

1 hora ago

Plano Estadual ‘Pena Justa’ é entregue à Presidência do TJTO com foco na dignidade e reestruturação do sistema prisional

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu oficialmente,…

15 horas ago

Com foco no aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão, TJTO substitui computadores antigos nas comarcas e unidades do Tribunal

Com o compromisso de oferecer uma Justiça cada vez mais eficiente, moderna e conectada às…

16 horas ago

Palmas reforça vigilância e estratégias contra o sarampo em seminário macrorregional promovido pelo Ministério da Saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas reforça vigilância e estratégias contra o sarampo em seminário macrorregional promovido pelo Ministério da…

17 horas ago

Judiciário do Tocantins vacina servidores(as) e colaboradores(as) contra a gripe

A Campanha de Vacinação contra a Influenza do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) segue…

17 horas ago

Liberado tráfego de veículos em cruzamento da Avenida LO-21 com a NS-02 | Prefeitura Municipal de Palmas

Liberado tráfego de veículos em cruzamento da Avenida LO-21 com a NS-02 Condutores voltam a…

17 horas ago