Categories: Estado

Semana Solo Seguro – favela: Judiciário dá início a entrega de títulos de regularização fundiária por Araguaína


“É uma alegria muito grande receber esse documento da minha casa, que construí para os meus filhos e hoje realizamos o sonho de ter o documento dela depois de 54 anos”, afirmou a moradora Zuleide Alves, durante a abertura da Semana Nacional Solo Seguro – Favela, realizada na noite desta quarta-feira (12/6), em Araguaína.

A declaração emocionada marcou o início da entrega de 260 títulos de regularização fundiária a famílias do setor Vila Goiás. A ação é resultado de parceria entre o Poder Judiciário do Tocantins, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), a Prefeitura de Araguaína, o Governo do Estado e o Cartório de Registro de Imóveis do município.

Com a entrega dos documentos, os moradores deixam a informalidade e passam a ter segurança jurídica sobre os imóveis onde vivem, muitos há várias décadas. A iniciativa integra a modalidade Reurb-S, voltada à população de baixa renda, e beneficia Araguaína, a segunda maior cidade do Tocantins, com cerca de 170 mil habitantes.

Na abertura do evento, o corregedor-geral da Justiça destacou a importância da regularização fundiária como ferramenta de cidadania. “Temos utilizado a regularização fundiária para levar cidadania a quem não tem a titularidade do seu imóvel. O Nupref vem realizando um trabalho muito importante em diversos municípios do estado. É por meio dessa atuação que conseguimos atender cidadãos que aguardam há décadas por esse direito”, afirmou.

As famílias beneficiadas foram isentas do pagamento de taxas cartoriais, conforme prevê a legislação, mediante comprovação de renda inferior a cinco salários mínimos. A análise técnica foi realizada pela equipe da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S).Durante a solenidade, o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, ressaltou os efeitos sociais e legais da ação. “A partir de agora, com o seu documento definitivo, elas têm a tranquilidade em dizer: isso aqui é meu”, declarou.

O presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), Aleandro Lacerda Gonçalves, também destacou os impactos da regularização. “A regularização fundiária transforma vidas, e vocês são prova disso. Com esse título nas mãos, vocês não estão apenas conquistando um papel: estão conquistando dignidade, segurança, pertencimento. A partir de agora, vocês podem dizer com orgulho: ‘essa casa é minha, está no meu nome, é o meu patrimônio’.”

Entre as famílias atendidas, está a da moradora Marly José de Oliveira, que aguardava o título havia 29 anos. “Eu e meus filhos estamos muito felizes que agora temos a garantia do nosso terreno”, disse. Somente com o apoio do Nupref, mais de 21 mil imóveis já foram regularizados em todo o Tocantins, promovendo o acesso formal ao direito à moradia e à cidadania.

Presenças institucionais

Participaram da cerimônia a diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Barros; o juiz diretor do Fórum de Araguaína, Fabiano Ribeiro; o presidente da Câmara Municipal, vereador Max Flury; o tabelião de notas de Araguaína, Tiago Junqueira de Almeida; o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Tocantins, Edy César dos Passos; o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); e o presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Rivaldo Aires Fontoura.

Cronograma de entregas

Entre os dias 11 e 30 de junho, o Nupref vai realizar mais de duas mil entregas de títulos de propriedade em oito municípios tocantinenses. Confira o cronograma:

12/06 – Tabocão, às 15h

17/06 – Taipas, às 18h

18/06 – Ponte Alta, às 15h

26/06 – Goianorte, às 10h

27/06 – Cristalândia, às 15h

27/06 – Tupirama, às 18h

30/06 – São Bento, às 10h

30/06 – Sampaio, às 10h

Sobre o programa Solo Seguro – Favela

A Semana Nacional Solo Seguro – Favela integra o programa permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas, instituído pelo Provimento n° 158/2023 da Corregedoria Nacional de Justiça. O objetivo é promover, anualmente, ações sociais, urbanísticas, jurídicas e ambientais voltadas à Regularização Fundiária Urbana (Reurb), com foco na integração desses núcleos ao ordenamento territorial formal, por meio da titulação dos ocupantes e da garantia de segurança jurídica e melhoria da qualidade de vida.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

15 horas ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

16 horas ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

17 horas ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

17 horas ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

18 horas ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

18 horas ago