Começou neste sábado, 8, o Seminário de Boas Práticas da Pré-Escola à Alfabetização, dando início a uma série de ciclos de formação para professores da rede municipal de ensino. Realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), o evento tem como foco a discussão de metodologias e a socialização de relatos de experiência dos profissionais que atuam na linha de frente da alfabetização de crianças na Capital. Os encontros continuam nesta segunda-feira, 10, e terça-feira, 11, nas salas de formação localizadas no 2º andar da Semed, localizada na Avenida Siqueira Campos.
A abertura ocorreu no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132 (1306 Sul). Representando a secretária da Educação, Anice Moura, a secretária-executiva Pedagógica, Cândida Cecília, destacou que o ciclo de qualificação, em parceria com a Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc), fortalecerá as redes de colaboração entre os docentes com a promoção de práticas inovadoras em sala de aula, beneficiando diretamente o processo de aprendizagem dos alunos.
Da teoria à prática
A programação de abertura incluiu a palestra ‘Intersecções Entre a Infância, Letramento e Contação de História’, ministrada pelas professoras Regiane Bonagura Bastos e Alessandra Oliveira Quirino Chiarioni. A apresentação abordou estratégias para assegurar uma transição eficaz entre a educação infantil e o ciclo de alfabetização, garantindo que as crianças sejam alfabetizadas na idade correta.
Em seguida, o escritor e poeta Leonardo Luiz Ludovico Póvoa, reconhecido por sua atuação de mais de duas décadas no cenário cultural tocantinense, conduziu a palestra ‘A Inteligência Artificial Aplicada da Pré-Escola à Alfabetização’. Ele ressaltou a necessidade de alinhar a tecnologia ao desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, ampliando o repertório dos professores para além das técnicas convencionais.
Alfabetiza Mais Tocantins
A formação integra a adesão da Prefeitura de Palmas ao Programa Alfabetiza Mais Tocantins, fruto de uma parceria com o governo do Estado. A iniciativa segue as diretrizes do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) e do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que preveem a realização anual de seminários para educadores da Pré-Escola e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Texto: Taygo Mello
Edição: Iara Cruz
Com muito pesar, o Tribunal de Justiça comunica o falecimento da servidora Regislene de Melo…
Fundação Cultural premia vencedores do 9ª Salão Palmense de Novos Artistas Solenidade aconteceu na Galeria…
Prefeitura de Palmas reforma ponto de ônibus destruído em ato de vandalismo no setor Bertaville…
Prefeitura de Palmas autoriza reforma completa de prédio em Taquaralto onde funcionará o Creas II…
Prefeitura de Palmas apoia projeto voltado ao atendimento de crianças atípicas Iniciativa da Universidade da…
ETI Almirante Tamandaré transforma criatividade de alunos em negócio na 4ª Feira do Empreendedor Evento…