O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 1.113/2022, que muda o modelo de análise de pedidos de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com o texto aprovado nesta quarta-feira (3), fica dispensada a passagem por exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). O texto segue para sanção presidencial.
Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame. A pasta definirá quando a concessão do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. Esse modelo foi usado nos anos de 2020 e 2021 devido às restrições causadas pela pandemia de covid-19.
Segundo o governo federal, o objetivo da MP é reduzir o prazo de espera do agendamento do Serviço de Perícia Médica Federal, que atualmente leva em média 60 dias e conta com 738 mil pedidos pendentes.
Fundação Cultural de Palmas promove inclusão social de acolhidos da Casa Abrigo Raio de Sol…
Moradores afetados pelo vendaval no Jardim Taquari começam a ver lares reconstruídos Até o final…
Prefeitura de Palmas oferece assistência veterinária a animais de atingidos por vendaval no Jardim Taquari…
O juiz Eduardo Barbosa Fernandes, da 1ª Vara Cível da Comarca de Arraias, anulou uma…
Prefeitura inicia mapeamento da população trans na Capital Levantamento, coordenado pela Secretaria Extraordinária de Igualdade…
13/01/2026 - 18:01 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Eli Borges: "Medida fortalece política…