A servidora pública da Prefeitura de Palmas Jéssika Villalon fez história ao se tornar a primeira mulher trans doutora em Educação no Brasil pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Jéssika, que é efetiva desde 2010, no cargo técnico administrativo educacional, defendeu neste mês de junho, sua tese de doutoramento intitulada “Por uma pedagogia (Trans)formadora e de (re)existência das ‘pessoas T’ na escola e na Universidade da/na Amazônia tocantinense”.
Jéssika contou que o seu título de doutora refletirá em um ambiente mais inclusivo e acolhedor para os alunos. “Minha motivação é contribuir com a escola que atuo e utilizar meus conhecimentos em prol da educação palmense”, disse, destacando que, para obter o título de doutora, enfrentou inúmeros desafios e preconceitos, mas conseguiu vencer e mostrar que é possível. “Não foi nada fácil mas quando persuadimos um sonho é possível alcançá-lo”, celebrou.
Outra conquista recente da servidora foi a aprovação em cargo superior no último concurso da Educação de Palmas. “Pretendo tomar posse no concurso e utilizar os conhecimentos em prol de uma educação que respeite a diversidade e a equidade em acessos e direitos para que todos os alunos, sem distinção de gênero, classe social ou etnia sejam respeitados e se sintam acolhidos no espaço escolar”, reforçou.
Para o secretário municipal de Administração e Modernização de Palmas (Secad), Cleison Nunes, que recebeu a visita da servidora, nesta segunda-feira, 16, a conquista representa um marco para a comunidade trans, pela luta por direitos e visibilidade. “Fiquei muito feliz por ver essa conquista. A gestão da Prefeitura de Palmas valoriza os servidores que transmitem essa paixão pela educação e a luta por justiça social. Reafirmamos nosso compromisso com a diversidade e a inclusão”, disse.
Formação
Jéssika foi orientada pelo professor e doutor Damião Rocha, no Programa de Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA UFPA/UFT), na linha de pesquisa Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo na Amazônia. O Doutorado em Educação na Amazônia é um programa que articula pesquisadores vinculados as Instituições de Ensino Superior (IES) amazônicas, que formam a Rede Educanorte.
Texto: Jurbileia Pinto
Edição: Juliana Matos
“É um passo grande para nós.” A frase dita pelo agricultor Marcial Moura da Silva,…
Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital Reunião promovida…
O Fórum da Comarca de Pedro Afonso realizou, no dia 27 de outubro, uma palestra…
O projeto “Direitos e Deveres do Cidadão”, elaborado por estudantes do 9º ano do Colégio…
Na Comarca de Novo Acordo, que engloba sete municípios e contabiliza 62 novos processos de…
Devido às instabilidades registradas no sistema eproc na tarde desta segunda-feira (3/11), o Tribunal de…