A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), promoveu capacitação sobre o Direito da Mulher a Acompanhante nos Atendimentos em Saúde, na tarde desta quinta-feira, 10. A primeira turma foi formada apenas por mulheres que atuam na rede municipal de saúde, entre elas, coordenadoras de Unidades de Saúde da Família (USFs).
A capacitação foi ministrada pela coordenadora pedagógica do Programa Municipal de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Quezia Cavalcante, que explicou esse direito. “Nós temos a Lei nº 8.080/1990 que fala sobre o acompanhante que, anteriormente, era da parturiente. Ou seja, das gestantes que têm o direito a acompanhante no parto. Porém, a Lei nº 14.737/2023 amplia os direitos das mulheres em situações de consultas, exames, cirurgias e procedimentos com sedação. Então ela amplia o direito da mulher a ter um acompanhante e ela passa a ter direito de estar acompanhada nesses procedimentos”, detalhou.
No segundo semestre novas turmas devem receber a mesma capacitação. “A intenção é que nossos profissionais tenham conhecimento da lei e também repassem isso para os pacientes e usuários. Assim, poderemos atender de forma mais acolhedora e humana e fazer com que as pacientes entendam que é um direito delas, de se sentirem protegidas nos procedimentos”, concluiu Quezia.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Juliana Matos
1/2
Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais Texto segue…
O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis condenou José da Silva Feitosa,…
Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário Aterro será…
Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital Tilápia teve…
O Poder Judiciário do Tocantins informa que a Comarca de Novo Acordo terá expediente suspenso…
Top Service contrata Técnico Dedetizador em Palmas.