Transformar conhecimento em prática: essa é a proposta da capacitação sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021), destinada aos servidores da Controladoria-Geral do Município de Palmas (CGM). O evento acontece, entre os dias 22 e 23, no auditório do Hotel 10, localizado na Quadra ACSU-NO 10 (101 Norte), Avenida Joaquim Teotônio Segurado, Conjunto 1, Lote 1 – Plano Diretor Norte.
O objetivo da capacitação é aprimorar a atuação técnica dos profissionais da administração pública frente ao novo marco legal das contratações públicas no Brasil. O curso ministrado pelo professor Marcus Alcântara, apresenta os principais aspectos da Lei nº 14.133/2021, com foco na estrutura de controle interno, tanto como unidade organizacional quanto nas práticas adotadas pelas controladorias. Além disso, aborda mecanismos de controle nos processos administrativos, visando assegurar a correta utilização dos recursos públicos, com eficiência, eficácia e economicidade nas contratações.
Capacitação
O conteúdo inclui temas como planejamento das contratações, modalidades de licitação, critérios de julgamento, gestão e fiscalização contratual, além das mudanças nos regimes de execução e nas sanções administrativas. A abordagem é didática, com exemplos práticos e análise de casos reais, aproximando os conceitos da rotina dos servidores públicos.
“A nova lei já tem quatro anos e vem sendo implementada gradualmente na administração pública. É uma legislação extensa e complexa, que trata de todos os aspectos de uma contratação pública, desde as mais simples até grandes obras, como pontes, usinas hidrelétricas e projetos envolvendo tecnologia. Sua implementação exige tempo, capacitação, estudo, preparo e integração das equipes. O gestor precisa saber fazer boas escolhas, analisar o perfil dos servidores, aplicar a segregação de funções e considerar os riscos envolvidos em um processo de contratação”, explicou Alcântara.
A capacitação integra uma série de ações promovidas pela Controladoria do Município, com o objetivo de fortalecer a qualificação dos servidores e incentivar boas práticas na administração pública, destacou a subcontroladora-geral da CGM, Paola Yukari.
Para a analista de controle interno da Prefeitura de Palmas, Rafaela Wodzik da Silva, o curso representa uma oportunidade valiosa de atualização e troca de experiências. “Quando temos a oportunidade de fazer um curso, ampliamos nosso conhecimento e aprimoramos nossa atuação, especialmente na fiscalização e na execução da despesa. O tema do controle interno na nova lei de licitações nos apresenta novas práticas que podem ser muito úteis no tratamento dos processos administrativos”, afirmou.
O analista de controle Pablo de Matos Lemos também destacou a importância da capacitação: “Mesmo sendo de 2021, a nova lei ainda apresenta muitas particularidades às quais estamos nos adaptando. Por isso, é essencial participar de cursos como este”.
Texto: Renata Pessoa
Edição: Wédila Jácome
1/1
1/1
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…
Procon Palmas celebra 35 anos do Código de Defesa do Consumidor com ação educativa Consumidores…