Categories: Estado

Sistema de Atualização Cadastral Anual Obrigatória estará disponível para renovação a partir de 1º de junho


Na próxima quinta-feira, 1º de junho, será disponibilizada a abertura do Sistema de Atualização Cadastral Anual Obrigatória 2023, para a realização da renovação de dados cadastrais por parte dos (as) servidores (as) e magistrados (as) do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO).

A ação está em conformidade com o inciso I, art. 2ª da Resolução n° 2/2014, que prevê a sua realização no mês seguinte ao do prazo final para entrega da declaração de imposto de renda.

A atualização deverá ser realizada por todos (as) os (as)   magistrados (as) e servidores (as) em exercício no Poder Judiciário. O sistema estará disponível por meio do eGESP, no módulo “Atualização Anual Obrigatória”, entre os dias 1º e 30 de junho.

Para realizar a renovação de dados, o magistrado ou  servidor deve seguir os seguintes passos:

1)    Atualização Anual Obrigatória;
2)    Realizar Atualização Cadastral; 
3)    Acrescentar as certidões, declaração completa de Imposto de Renda e demais declarações.

No caso de certidões positivas ou com alguma pendência, o sistema continuará disponibilizando o link para a sua obtenção e a certidão deverá ser anexada.

Além disso, com o intuito de agilizar o processo de renovação, deverão ser inseridas no sistema, em arquivo único, as declarações de imposto de renda correspondentes aos anos de 2022 e 2023,referente aos Exercício 2022 – Ano Calendário 2021 e Exercício 2023 – Ano Calendário 2022.

Ao final de cada etapa da atualização, o (a) magistrado(a) ou servidor(a) deve sempre clicar em “Salvar e Enviar” as informações, até que o sistema disponibilize a mensagem: “Aguarde para que seus dados sejam validados”.

O (A) magistrado (a) ou servidor (a) deve acompanhar todo o processo de validação. Caso haja alguma inconsistência nos dados inseridos, a atualização será devolvida para que seja realizada a devida correção. Quando a atualização for validada, o sistema disponibiliza a seguinte mensagem: “ Sua atualização foi finalizada com sucesso”.

Atenção ao prazo

O descumprimento desta obrigatoriedade no prazo previsto ocasionará a aplicação das penalidades previstas que estabelecem o bloqueio imediato aos sistemas internos e o pagamento na folha subsequente. Permanecendo a irregularidade, pode ser aplicada a pena de demissão.

Em caso de eventuais dúvidas, a Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Tocantins  (DIGEP) realizará os devidos esclarecimentos, por meio dos telefones: (63) 3218-4251, 3218-4424, 3218-4241 ou 3218-4355.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJ oficializa mais dezenas de histórias de amor e esperança no segundo dia do Casamento Comunitário em Palmas

“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…

1 dia ago

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

2 dias ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

2 dias ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

2 dias ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

2 dias ago