Categories: Negócios

Startup do Tocantins será apresentada na COP30, em Belém | ASN Tocantins


A Nova Planta, startup de base tecnológica vinculada à Incubadora Inovo da Universidade de Gurupi (UnirG) e apoiada pelo Sebrae Tocantins é reconhecida entre as dez melhores iniciativas nacionais voltadas à bioeconomia e à sustentabilidade. Como resultado desse destaque no Startup TOP10 – COP30, na categoria Biodiversidade, a empresa participará da 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), expondo seus produtos durante o evento, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).

As incubadoras funcionam como pontes entre o meio acadêmico, o setor produtivo e o ecossistema empreendedor. Essa iniciativa oferece suporte técnico, mentorias e estrutura física para que novas empresas possam se desenvolver e alcançar competitividade de mercado. No caso da Inovo, mantida pela UnirG, o ambiente tem se consolidado como um polo de startups que unem ciência, tecnologia e impacto social, com foco no fortalecimento da economia verde no Sul do Tocantins.

“Quando uma startup incubada alcança projeção internacional, como é o caso da Nova Planta na COP30, isso evidencia a força do trabalho de base realizado dentro das universidades. As incubadoras cumprem um papel decisivo ao transformar pesquisa em soluções concretas, ações como essas são espaços que potencializam o resultado, porque aproximam o conhecimento acadêmico das demandas reais do mercado e da sociedade”

avalia a analista do Sebrae Tocantins Adelice Novak.

A Nova Planta atua com pesquisa e produção de mudas de alta qualidade, em larga escala, utilizando biotecnologia de micropropagação in vitro. A startup mantém uma biofábrica própria e produz espécies nativas do Cerrado e da Amazônia, além de desenvolver ações com assentamentos e comunidades rurais.

A professora e cofundadora da empresa, Adriana Terra, explica que o prêmio é resultado de um esforço coletivo em prol da sustentabilidade da Floresta Amazônica e da segurança alimentar e nutricional de seus povos. “Estar na COP30 é levar a voz do Tocantins a um espaço de diálogo mundial”, afirma.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Mutirão Palmas Mais Empregos reforça papel de Palmas como protagonista na geração de oportunidades | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão Palmas Mais Empregos reforça papel de Palmas como protagonista na geração de oportunidades Evento…

13 minutos ago

Contribuições da população ao PPA ajudam a definir prioridades para os próximos quatro anos da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Contribuições da população ao PPA ajudam a definir prioridades para os próximos quatro anos da…

25 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza evento de adoção de cães e gatos na Avenida JK, nesta quarta-feira, 12 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza evento de adoção de cães e gatos na Avenida JK, nesta…

40 minutos ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 14 a 21/11

Portaria Nº 3726, de 07 de novembro de 2025 Dispõe sobre a escala de…

43 minutos ago

Inscrições para o Circuito Gastronômico em Ponte Alta abrem nesta terça-feira, 11 | ASN Tocantins

As inscrições para o Circuito Gastronômico de Ponte Alta do Tocantins começam nesta terça-feira, 11,…

1 hora ago

Lista provisória de jurados(as) do Tribunal do Júri de Palmas para 2026 alcança equidade com 178 homens e 178 mulheres

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas publicou a lista provisória com nomes de…

2 horas ago