A Nova Planta, startup de base tecnológica vinculada à Incubadora Inovo da Universidade de Gurupi (UnirG) e apoiada pelo Sebrae Tocantins é reconhecida entre as dez melhores iniciativas nacionais voltadas à bioeconomia e à sustentabilidade. Como resultado desse destaque no Startup TOP10 – COP30, na categoria Biodiversidade, a empresa participará da 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP30), expondo seus produtos durante o evento, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).
As incubadoras funcionam como pontes entre o meio acadêmico, o setor produtivo e o ecossistema empreendedor. Essa iniciativa oferece suporte técnico, mentorias e estrutura física para que novas empresas possam se desenvolver e alcançar competitividade de mercado. No caso da Inovo, mantida pela UnirG, o ambiente tem se consolidado como um polo de startups que unem ciência, tecnologia e impacto social, com foco no fortalecimento da economia verde no Sul do Tocantins.
“Quando uma startup incubada alcança projeção internacional, como é o caso da Nova Planta na COP30, isso evidencia a força do trabalho de base realizado dentro das universidades. As incubadoras cumprem um papel decisivo ao transformar pesquisa em soluções concretas, ações como essas são espaços que potencializam o resultado, porque aproximam o conhecimento acadêmico das demandas reais do mercado e da sociedade”
avalia a analista do Sebrae Tocantins Adelice Novak.
A Nova Planta atua com pesquisa e produção de mudas de alta qualidade, em larga escala, utilizando biotecnologia de micropropagação in vitro. A startup mantém uma biofábrica própria e produz espécies nativas do Cerrado e da Amazônia, além de desenvolver ações com assentamentos e comunidades rurais.
A professora e cofundadora da empresa, Adriana Terra, explica que o prêmio é resultado de um esforço coletivo em prol da sustentabilidade da Floresta Amazônica e da segurança alimentar e nutricional de seus povos. “Estar na COP30 é levar a voz do Tocantins a um espaço de diálogo mundial”, afirma.
Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…
O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…
Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…
Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…
Assistência Social de Palmas realiza mais de 97 mil atendimentos em 2025 e reforça papel…