» TCETO inicia treinamento interno para técnicos e auditores de Controle Externo


TCETO inicia treinamento interno para técnicos e auditores de Controle Externo

2 Visualizações

Publicado: 27 de maio de 2024 – Última Alteração: 27 de maio de 2024

Curso aborda auditoria operacional e fiscalização do desempenho de políticas públicas

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) deu início, nesta segunda-feira, 27 de maio, ao curso “Auditoria Operacional e a Fiscalização do Desempenho da Política da Primeira Infância”, um treinamento interno voltado para técnicos e auditores de Controle Externo. O objetivo principal é maior capacitação dos profissionais do Tribunal para a avaliação de políticas públicas, incluindo a primeira infância, e a execução de auditorias operacionais.

Ministrado pela instrutora Lígia Cássia Braga, coordenadora de Auditorias Especiais do TCETO, o treinamento aborda, dentre vários temas,  os princípios 44 ao 51 das Normas Brasileiras de Auditoria no Setor Público (NBASP). Além disso, o curso foca no Plano Anual de Fiscalização (PAF), destacando procedimentos de fiscalização essenciais para  obtenção de resultados mais eficazes nas auditorias operacionais.

A instrutora destacou a importância do curso para o aprimoramento das práticas de fiscalização e auditoria. “Nós estamos tendo uma participação muito importante porque possibilita a troca de conhecimento entre os técnicos e auditores”, afirmou Lígia Cássia Braga. Segundo ela, a interação entre os participantes permite a troca de informações sobre experiências em campo e as dificuldades enfrentadas durante as ações de auditoria.

Com esse treinamento, o Tribunal de Contas reafirma seu compromisso com a eficiência e a transparência na fiscalização das políticas públicas

O curso tem duração de três dias proporcionando aos participantes mais oportunidades de aprendizado e troca de experiências, fortalecendo assim a atuação do TCETO na promoção da boa governança e na garantia do uso correto dos recursos públicos.

O que é auditoria operacional

A auditoria operacional analisa se empreendimentos, sistemas, operações, programas, atividades ou organizações da gestão pública estão funcionando de acordo com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade e se há espaço para aperfeiçoamento (ISSAI 300/9, NBASP 3000/17). A avaliação de aspectos operacionais de desempenho da gestão e de resultados de políticas públicas também podem ser verificadas.



FONTE

Comentários estão fechados.