Categories: Estado

Tecnologias do TJTO recebem Selo “Judiciário Inovador” do CNJ


Duas soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) foram reconhecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Selo “Judiciário Inovador”: a inteligência artificial “Giseli – Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais com Linguagem Inteligente” e o aplicativo web “Direciona: cartilhas que conversam. Um app que encontra”.

A entrega da certificação ocorreu, no dia 3 de setembro, durante a 2ª edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, em cerimônia realizada durante o 5º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Judiciário (FestLabs), na sede da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA).

“Receber o Selo Judiciário Inovador do CNJ é motivo de grande satisfação para todos nós do Tribunal de Justiça do Tocantins. Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo ao investir em soluções criativas, colaborativas e tecnológicas que aproximam o Judiciário da sociedade. É a prova de que, quando trabalhamos com união, inovação e compromisso, podemos ser referência nacional”, destacou a diretora de Tecnologia da Informação do TJTO, Alice Setubal, ressaltando que o reconhecimento representa o empenho coletivo de todo o Judiciário em buscar novas formas de servir melhor.

O Selo Judiciário Inovador funciona como instrumento de disseminação de boas práticas na Justiça, dando visibilidade a experiências transformadoras que aprimoram a prestação jurisdicional.

Iniciativas inovadoras

Giseli – Desenvolvida pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf/TJTO), é uma solução de IA integrada ao sistema “Gise”, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), responsável pelo monitoramento e gestão das atividades das serventias extrajudiciais.

A equipe de desenvolvedores é composta pelo gestor do projeto, Harly Carreiro Varão, e pelos servidores Luan Coelho de Souza (analista de API), Fernando Henrique Lima Soares e Fernando Barroso Noleto (desenvolvedores), além de Fernando Américo da Silva Brito (analista de sistemas).

“O Selo Judiciário Inovador é um reconhecimento a boas práticas do Judiciário. Para toda a equipe de tecnologia de sistemas extrajudiciais do TJTO, é motivo de orgulho a inteligência artificial ‘Giseli’ ser reconhecida em nível nacional mais uma vez”, destacou Harly.

Direciona – Criado no Centro de Inovação do Poder Judiciário do Tocantins – Inovassol, o aplicativo web foi desenvolvido pelo coordenador André Vinícius de Oliveira Gomes utilizando o Google Workspace. O objetivo é facilitar a consulta de assuntos, classes e metas do Judiciário, traduzindo cartilhas técnicas para linguagem simples.

Segundo André Vinícius, o projeto nasceu a partir de relatos sobre dificuldades no entendimento das diretrizes para redução da taxa de congestionamento. “Identificamos as dificuldades e, em oficina, construímos um protótipo da cartilha em linguagem simples. Com isso, veio a ideia de criar um aplicativo de busca capaz de pesquisar as metas, assuntos e classes. Ver que chegamos ao Selo nos deixa bastante contentes e mostra que as oficinas colaborativas entre as unidades geram grandes resultados”, ressaltou.

Selo Judiciário Inovador

O Prêmio de Inovação do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução nº 395/2021, que criou a Política Nacional de Gestão da Inovação no Judiciário. A premiação busca estimular, valorizar e disseminar iniciativas que aprimorem a gestão, incorporem novas tecnologias e ampliem o acesso à Justiça.

Além dos projetos finalistas, as iniciativas que alcançam pontuação pré-estabelecida têm direito ao Selo “Judiciário Inovador”, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, com ampla divulgação nacional. Há ainda a possibilidade de concessão do Selo “Judiciário Inovador – Impacto Social” para iniciativas de destaque com benefício direto à sociedade.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Dorinha celebra aprovação de MP que amplia consultas especializadas no SUS • Senadora Professora Dorinha

O Senado aprovou nesta quarta-feira (24), a Medida Provisória 1.301/2025, que cria o Programa Agora…

58 minutos ago

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas apresenta balanço positivo do 2° quadrimestre de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas apresenta balanço positivo do 2° quadrimestre de 2025…

1 hora ago

Servidores da Prefeitura de Palmas recebem treinamento sobre regularização fundiária urbana | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores da Prefeitura de Palmas recebem treinamento sobre regularização fundiária urbana Treinamento fortalece a qualificação…

5 horas ago

Gestão Eduardo Siqueira Campos apresenta prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Gestão Eduardo Siqueira Campos apresenta prestação de contas do segundo quadrimestre de 2025 Receita própria…

5 horas ago

Prefeitura de Palmas Avança na Qualificação da Atenção Primária | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas Avança na Qualificação da Atenção Primária Foi abordado o uso correto dos…

5 horas ago

Alunos de Cmei da Capital estudam com atividades lúdicas sobre o funcionamento do cérebro humano | Prefeitura Municipal de Palmas

Alunos de Cmei da Capital estudam com atividades lúdicas sobre o funcionamento do cérebro humano…

6 horas ago