Categories: Estado

TJTO bate recorde de arrecadação e doa mais de 1,5 tonelada de tampinhas e lacres ao Hospital de Amor


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na manhã desta sexta-feira (13/6), a entrega de 1,5 tonelada de tampinhas plásticas e lacres de alumínio ao Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico. A doação aconteceu durante o III Encontro de Gestão Socioambiental do Judiciário Tocantinense e marcou um feito histórico: trata-se da maior arrecadação já recebida pela unidade do Hospital no Tocantins.

A conquista é resultado da mobilização de magistrados(as), servidores(as), comarcas e da sociedade, que abraçaram mais uma vez a campanha “Amor em Doação”. Para representar visualmente o engajamento coletivo, foi montada uma piscina de tampinhas no hall do Tribunal, simbolizando o mergulho do Judiciário e da comunidade nessa corrente solidária.

“Essa piscina é muito mais do que uma ação simbólica. Ela representa a união de mãos e corações em torno de uma causa nobre. É emocionante ver o quanto o Judiciário tocantinense está comprometido não apenas com a Justiça, mas com a vida das pessoas”, destacou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

Realizada há três anos, a campanha é coordenada pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (COGERSA) e contou com o apoio das diretorias de Foro, Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS).

“Esse recorde mostra que cada pessoa que juntou tampinhas fez parte de uma grande corrente. A campanha é uma lição prática de cidadania: pequenas atitudes, quando somadas, transformam realidades”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente, presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJTO.

Todo o material destinado ao Hospital de Amor será revertido em recursos financeiros para custear o tratamento de pacientes com câncer. “Essa campanha mostra que qualquer pessoa pode fazer a diferença. Coletar uma tampinha ou um lacre é um gesto simples, mas que ajuda o meio ambiente e salva vidas”, enfatizou Leonel Dias, captador de recursos da instituição.

A iniciativa também foi elogiada pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Guilherme Feliciano, que ministrou palestra durante o Encontro Socioambiental.

“Fiquei especialmente impressionado com tudo que o TJTO tem feito em termos de sustentabilidade. Essa é uma iniciativa exemplar, que alia destinação adequada de resíduos à geração de renda para o Hospital de Amor. Um modelo para todo o país.”



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Serviços, justiça e cidadania marcam o JUS em Ação em Novo Acordo, na região do Jalapão

“É um passo grande para nós.” A frase dita pelo agricultor Marcial Moura da Silva,…

1 hora ago

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital Reunião promovida…

2 horas ago

Palestra sobre o impacto das emoções na saúde é realizada em Pedro Afonso

O Fórum da Comarca de Pedro Afonso realizou, no dia 27 de outubro, uma palestra…

2 horas ago

Projeto “Direitos e Deveres do Cidadão” vence o Prêmio EducaJus de Papo com a Justiça, em Novo Acordo

O projeto “Direitos e Deveres do Cidadão”, elaborado por estudantes do 9º ano do Colégio…

14 horas ago

Com mais de 60 novos processos de violência doméstica em 2025, Novo Acordo firma pacto e instala símbolo permanente contra o feminicídio

Na Comarca de Novo Acordo, que engloba sete municípios e contabiliza 62 novos processos de…

15 horas ago

TJTO suspende prazos processuais nesta segunda-feira (3/11)

Devido às instabilidades registradas no sistema eproc na tarde desta segunda-feira (3/11), o Tribunal de…

16 horas ago