Categories: Estado

TJTO celebra Dia da Justiça com Exposição “Vozes Silenciadas” no Shopping Capim Dourado, em Palmas, de 6 a 8 de dezembro


A Exposição Itinerante “Vozes Silenciadas – A luta de Paula por liberdade”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), estará em Palmas, entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Shopping Capim Dourado. Aberta ao público, a mostra já passou por Araguaína e Gurupi e integra as comemorações do Dia da Justiça. 

Realizada pelas Comissões de Gestão da Memória e de Gestão Documental do TJTO, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), a Exposição reconstrói a trajetória de Paula, mulher negra e escravizada que, em 1858, no território onde hoje está o município de Paranã, enfrentou o sistema escravocrata e conquistou juridicamente sua liberdade.

“Esta exposição nos convida a refletir sobre as feridas deixadas pela escravidão e, sobretudo, a fortalecer nossa atuação institucional na promoção da dignidade, da igualdade e da memória como patrimônio vivo da cidadania”, destaca a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

A iniciativa está alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), fortalecendo ações institucionais que reconhecem as lutas por liberdade, dignidade e inclusão.

A mostra também provoca o visitante a revisitar criticamente o passado, compreender suas marcas e ampliar o entendimento sobre a importância da memória coletiva como instrumento de transformação individual, social e institucional.

Ouvidoria Judiciária
A Ouvidoria Judiciária do TJTO também estará presente durante os dias de exposição, com atendimento direto ao público, recebendo sugestões, manifestações, relatos e dúvidas. A participação reforça a política de aproximação com a sociedade e mantém vivo o compromisso de oferecer um canal de diálogo aberto, acessível e eficaz entre o cidadão e o Poder Judiciário.


Dia da Justiça
O Dia da Justiça, celebrado em 8 de dezembro, foi instituído no Brasil pelo Decreto nº 8.292, de 10 de dezembro de 1945, com o propósito de homenagear o Poder Judiciário e reconhecer sua relevância para a sociedade. A data busca valorizar a atuação de magistrados, servidores e demais agentes que contribuem para a garantia dos direitos, a pacificação social e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

A escolha do dia 8 de dezembro também guarda relação histórica com tradições culturais brasileiras, coincidindo com a celebração de Nossa Senhora da Conceição, símbolo de proteção e justiça em diversas regiões do país, o que contribuiu para consolidar a data no calendário nacional. 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Braguinha Barroso leva música e cultura tocantinense às escolas da rede municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Braguinha Barroso leva música e cultura tocantinense às escolas da rede municipal de Palmas Projeto…

4 minutos ago

Palmas realiza abertura do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef com protagonismo infantojuvenil | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas realiza abertura do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef com protagonismo infantojuvenil Evento reúne…

32 minutos ago

Servidores efetivos da Prefeitura de Palmas podem responder censo previdenciário presencialmente, a partir de segunda, 8 | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores efetivos da Prefeitura de Palmas podem responder censo previdenciário presencialmente, a partir de segunda,…

1 hora ago

Mutirão Acredita fortalece pequenos negócios em Palmas e reúne especialistas em educação financeira | ASN Tocantins

Nesta quinta-feira, 4, o Sebrae promoveu mais uma edição do Mutirão Acredita, em Palmas, no…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas intensifica corte de grama em bairros e avenidas da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas intensifica corte de grama em bairros e avenidas da Capital Equipes atuam…

1 hora ago

Congresso insere artigo sobre fóruns na lei do Sistema Nacional de Educação — Senado Notícias

Em sessão conjunta nesta quinta-feira (4), o Congresso Nacional decidiu inserir na lei que criou…

2 horas ago