Categories: Estado

TJTO dá continuidade à eliminação sustentável de documentos administrativos antigos


A Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) reuniu-se na tarde desta sexta-feira (16/5) para apresentar aos membros o Edital nº 002/2025 que apresenta a Listagem de Eliminação de Documentos. Como parte de uma iniciativa voltada à gestão documental com foco na sustentabilidade, serão descartados documentos administrativos antigos – incluindo contas de água, luz e telefone dos anos de 2002 a 2006. Esta é a segunda remessa de descarte promovida pelo Judiciário tocantinense.

A lista de processos que envolvem documentos relativos aos serviços de Telefonia (contas telefônicas), fornecimento de serviços básicos (contas de água e energia), serviços de correspondências agrupadas (malotes), do período de 2002 a 2006, das unidades do Poder Judiciário do Estado do Tocantins, foi apresentada pelo arquivista do Arquivo Central do TJTO, Filipe Cunha, que destacou que o descarte ocorre com base na classificação e temporalidade dos documentos predeterminadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

A reunião foi conduzida pela presidente da Comissão, desembargadora Ângela Prudente, que destacou o rigor do processo. “Esse procedimento é conduzido com absoluto rigor técnico e observância estrita às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça. Cada documento listado para eliminação passou por criteriosa análise quanto à sua natureza, valor histórico e prazo de guarda, conforme as tabelas de temporalidade documental. Trata-se de uma ação que alia segurança institucional, responsabilidade com a memória do Judiciário e compromisso com a sustentabilidade”, pontuou a desembargadora. 

A ação está em conformidade com a Resolução nº 324 do CNJ, de 2020, que estabelece diretrizes para o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), e visa à racionalização do uso do espaço físico, à redução de custos e ao cumprimento das normas de arquivamento e destinação de documentos.

Prazo

Encerrado o prazo legal para manifestação pública, o TJTO publicará o Termo de Eliminação de Documentos, que formaliza a reciclagem do acervo listado. Todo o material será encaminhado para descarte sustentável, sendo reutilizado de acordo com os critérios de responsabilidade ambiental, social e econômica previstos no artigo 27 da Resolução nº 324 do CNJ, de 2020. 

Com a iniciativa, o Tribunal reafirma seu compromisso com a eficiência administrativa, a preservação da memória institucional e a adoção de práticas sustentáveis no âmbito do Poder Judiciário.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Dignidade a mais de 600 famílias: Prefeitura de Palmas entrega Certidões de Registro dos Imóveis da 2ª Etapa do Irmã Dulce | Prefeitura Municipal de Palmas

Dignidade a mais de 600 famílias: Prefeitura de Palmas entrega Certidões de Registro dos Imóveis…

40 minutos ago

Nota de Pesar

Com muito pesar, o Tribunal de Justiça comunica o falecimento de Eliza Tranqueira Silva, mãe…

1 hora ago

Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31 | Prefeitura Municipal de Palmas

Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31 Ação…

21 horas ago

Prefeitura de Palmas discute concessão da revisão anual de vencimentos dos servidores municipais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas discute concessão da revisão anual de vencimentos dos servidores municipais Durante a…

21 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Regislene de Melo Lima

Com muito pesar, o Tribunal de Justiça comunica o falecimento da servidora Regislene de Melo…

22 horas ago

Seminário da Educação de Palmas debate boas práticas para fortalecer a alfabetização na rede municipal | Prefeitura Municipal de Palmas

Seminário da Educação de Palmas debate boas práticas para fortalecer a alfabetização na rede municipal…

22 horas ago