Categories: Estado

TJTO discute acesso à Justiça para mulheres vítimas de violência durante o XVII Fonavid em São Luís


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença no XVII Fórum Nacional de Juízes e Juízas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), realizado entre os dias 10 e 14 de novembro, em São Luís (MA). Participaram a coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJTO), juíza Cirlene de Assis, que representou o Judiciário tocantinense; o titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Palmas, juiz Antiógenes Ferreira de Souza; e o titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica contra a Mulher e Crimes Dolosos contra a Vida de Gurupi, juiz Jossanner Nery Nogueira Luna.

O Fonavid é um espaço nacional de diálogo que busca melhorar o acesso à Justiça para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O fórum reúne magistrados e magistradas de todo o país para trocar experiências, alinhar procedimentos relacionados à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e fortalecer a rede de proteção às mulheres.

Nesta edição, o evento foi organizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O encerramento foi marcado pela Assembleia Geral do Fonavid, que debateu os avanços e os desafios enfrentados no enfrentamento à violência doméstica.

Sobre o evento

Com o tema “Como a educação e a comunicação podem ser instrumentos para a erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres?”, o Fonavid abriu suas atividades com a palestra magna da ministra Cármen Lúcia, reforçando o papel do Judiciário no combate ao feminicídio. Na ocasião, foi lançada a campanha “Judiciário pelo fim do feminicídio”.

A programação foi dividida em blocos temáticos que trataram de: como tornar o sistema de Justiça mais acolhedor para mulheres em situação de violência; estereótipos e discriminações nos discursos judiciais; injustiça epistêmica e seus impactos no Judiciário.

Os quatro dias de atividades reuniram painéis, oficinas e debates com especialistas e personalidades que atuam na defesa dos direitos das mulheres. Entre as convidadas estavam Luiza Brunet e Mariana Ferrer, que abordaram temas como uso de linguagem inclusiva, media training com perspectiva de gênero e o papel da inteligência artificial na promoção da igualdade.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Pium realiza primeira audiência pública de Regularização Fundiária com participação da comunidade

Com mais dezenas de moradores presentes, Pium realizou sua primeira audiência pública para tratar da…

10 minutos ago

Casa da Mulher Brasileira recebe doações da Receita Federal para curso de customização ofertado à mulheres em situação de violência | Prefeitura Municipal de Palmas

Casa da Mulher Brasileira recebe doações da Receita Federal para curso de customização ofertado à…

21 minutos ago

Prefeitura de Palmas e parceiros realizam I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas e parceiros realizam I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas…

52 minutos ago

Em decreto, Prefeitura de Palmas fortalece equilíbrio fiscal e garante continuidade de serviços essenciais | Prefeitura Municipal de Palmas

Em decreto, Prefeitura de Palmas fortalece equilíbrio fiscal e garante continuidade de serviços essenciais Vedações…

55 minutos ago

Prefeitura de Palmas entrega a comerciantes da Arca de Taquaralto chaves dos novos boxes | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas entrega a comerciantes da Arca de Taquaralto chaves dos novos boxes Inauguração…

1 hora ago

Proposta que isenta IPVA de veículos com mais de 20 anos é aprovada em comissão especial – Notícias

18/11/2025 - 17:39   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Euclydes Pettersen, relator A Proposta de…

2 horas ago