A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu, na tarde desta quarta-feira (5/11), a visita institucional da procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO), Dalliana Villar Pereira. Eleita para o biênio 2025/2027, a procuradora esteve na Corte tocantinense para tratar de pautas comuns às duas instituições.
Na oportunidade, a presidente do TJTO destacou que visita representa um passo importante para o fortalecimento das relações interinstitucionais entre o Judiciário e o Ministério Público do Trabalho (MPT), especialmente diante de agendas que se entrelaçam. “É uma visita importante para nós, do Poder Judiciário. Estabelecemos um contato direto, considerando que o Ministério Público do Trabalho desenvolve várias frentes de atuação em temas que também são prioritários para nós, como infância e juventude, combate ao trabalho análogo à escravidão e questões sociais que exigem atenção constante”, afirmou a desembargadora Maysa.
A procuradora comentou que o MPT e o TJTO já compartilham experiências conjuntas, como a participação em projetos voltados à população em situação de rua. Segundo ela, a agenda comum permite ampliar parcerias, especialmente em temas como aprendizagem profissional de adolescentes em medidas socioeducativas, combate ao trabalho escravo e ações voltadas à humanização do sistema prisional. “Há um grande espaço de aproximação entre o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal de Justiça. E é em busca de abrir as portas para esse momento, que nós comparecemos aqui, buscamos essa pauta”, ressaltou a procuradora-chefe Dalliana Villar.
A visita foi acompanhada pelos juízes auxiliares da Presidência do TJTO, Arióstenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vêncio Filho.