Categories: Estado

TJTO integra Rede de proteção à mulher que promoverá festa junina  para ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade


O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) integra a Rede de Proteção à Mulher, composta por diversas instituições, órgãos e entidades que atuam na prevenção e combate à violência doméstica contra a mulher.

E é conglomerado de instituições que realiza o “1º Arraiá da Mulher: Festança e Solidariedade”, no próximo dia 2 de junho, o Quartel do Comando-Geral, em Palmas, a partir das 19h. Os ingressos custam R$ 10,00.

Haverá comidas típicas, apresentação de quadrilha junina e show de forró. A programação do “1º Arraiá da Mulher: Festança e Solidariedade”  vai ter tudo o que uma boa festa junina oferece, mas com um diferencial: a festa também contribuirá  para divulgar os serviços da Rede de Proteção à Mulher. Outro diferencial do Arraiá da Mulher é que todo o valor arrecadado com a venda de comidas e entradas será revertido na aquisição de cestas básicas e materiais de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social, assistidas pela Patrulha Maria da Penha.

Cada instituição/órgão integrante da Rede ficará responsável por disponibilizar um tipo de alimento. Para isso, estão sendo buscadas parcerias com estabelecimentos comerciais que deverão doar produtos a serem utilizados na fabricação dos pratos.

Rede

Além do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), participam da rede, o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), a Defensoria Pública do Estado (DPE), a Secretaria Estadual da Mulher, as Polícias Civil e Militar, Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz do Município de Palmas (Nupav), Sebrae e Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no Tocantins (ABMCJ-TO).

Patrulha Maria da Penha

Atualmente, a Patrulha Maria da Penha (PMP) da Polícia Militar do Tocantins atende uma média de 60 mulheres que passaram por algum tipo de violência e possuem medidas protetivas autorizadas pela Justiça. Os(as) policiais são treinados(as) para atuar na fiscalização do cumprimento das medidas, por meio de visitas preventivas, a fim de proporcionar mais segurança às atendidas. Os casos são encaminhados pela Vara de Combate à Violência contra a Mulher.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

14 horas ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

15 horas ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

16 horas ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

16 horas ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

17 horas ago

Governador Wanderlei Barbosa visita o Sebrae Tocantins e destaca fortalecimento dos pequenos negócios no Estado | ASN Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou o Sebrae Tocantins na manhã desta sexta-feira, 7,…

17 horas ago