Brincar também é uma forma de cuidado. E, quando o ambiente acolhe, a escuta se torna mais leve, segura e transformadora. Com esse espírito, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) lança a campanha “Onde a escuta acolhe, o brincar floresce”, uma mobilização solidária para arrecadar brinquedos, materiais lúdicos e itens de organização destinados ao Centro de Atendimento Integrado (CAI) 18 de Maio, em Palmas.
A campanha terá início na próxima segunda-feira (26/1) e seguirá por aproximadamente um mês e meio. Os pontos de coleta serão instalados na Sede do TJTO, Anexo I, Corregedoria-Geral da Justiça e da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
Poderão ser doados brinquedos educativos e jogos, livros infantis, fantoches, bonecos, massinhas, lápis de cor, tintas guache, papéis coloridos e materiais artísticos. A campanha também recebe caixas plásticas organizadoras, estantes pequenas, tapetes emborrachados, prateleiras, nichos, quadro branco com pincéis, além de mesas e cadeiras infantis. As doações podem ser novas ou em bom estado de conservação.
Um convite a servidores, parceiros institucionais e comunidade a contribuírem para o fortalecimento do espaço de acolhimento de crianças e adolescentes atendidos no âmbito dos projetos Escuta Especializada e Justiça Restaurativa, desenvolvidos pelo TJTO.
O objetivo é aprimorar a ambiência do CAI 18 de Maio para garantir mais conforto, segurança e acolhimento durante o atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Cada item doado ajudará a construir um espaço mais humano.
Espaço de proteção
O CAI 18 de Maio é um equipamento público, localizado na Arse 51 (Quadra 504 Sul), que oferece atendimento integrado e humanizado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência física, psicológica, sexual ou institucional. O espaço reúne serviços como a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), a Delegacia Especializada de Atendimento a Vulneráveis (DAV), o Instituto Médico Legal (IML), além das equipes da Justiça Restaurativa e do Projeto Escuta Especializada.