Categories: Estado

TJTO nega trancamento de ação penal por meio de Habeas Corpus


O trancamento de uma ação penal por meio de Habeas Corpus é uma medida adotada em casos excepcionais,  quando há ausência de justa causa para a ação, imputação de fato penalmente atípico, incidência de causa que extingue a punibilidade ou se não há qualquer elemento que indique a possível autoria do crime.

Com este entendimento, adotado pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça em sessão nesta terça-feira (30/4), os desembargadores negaram o pedido de trancamento de uma ação criminal contra um homem que está preso em Pedro Afonso acusado de tráfico de drogas.

Ao impetrar o Habeas Corpus, a defesa afirma que o réu cumpria pena em regime aberto, quando uma denúncia pelo 190 levou policiais ao encontro do réu, que não obedeceu a ordem de parada e descartou objetos que levava consigo.

Segundo a defesa, não houve indiciamento por um novo crime, mesmo assim o Ministério Público o denunciou por tráfico de drogas, ocasião em que o Judiciário regrediu o regime de pena de aberto para fechado. 

Em sustentação oral durante o julgamento presencial, a defesa alegou falta de justa causa para a denúncia, que considera inepta, e pediu além do trancamento da ação, que o réu tenha progressão para o regime aberto. 

Em seu voto, a relatora, desembargadora Jacqueline Adorno, afirma que a ação não é inepta porque os fatos “foram adequadamente narrados e possibilitam a apuração da responsabilidade do paciente” e foram apurados em inquérito policial. 

A relatora também pondera que é preciso possibilitar a produção de provas para detectar se há ausência de justa causa, o que não é possível por meio de Habeas Corpus. 

“Há nos autos indícios suficientes da autoria dos crimes imputados, além da materialidade delitiva”, pondera, no voto respaldado por unanimidade.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas decreta luto oficial de sete dias pela morte de Moisés Avelino | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta luto oficial de sete dias pela morte de Moisés Avelino Decreto…

1 dia ago

Judiciário do Tocantins alcança R$ 58,6 milhões em acordos com conciliação e mediação em 2025

Ao longo de 2025, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) avançou de forma consistente…

1 dia ago

Nota de Pesar pelo falecimento do ex-governador Moisés Avelino

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) recebeu, com profunda consternação, a notícia…

2 dias ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Maria Fortunata, mãe dos(as) servidores(as) Edmilson, Júnior e Neide Gomes

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Maria…

2 dias ago

Nota de pesar – Ex-governador Moisés Avelino | Prefeitura Municipal de Palmas

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, manifestou neste sábado, 27, o pesar pelo falecimento…

2 dias ago

TJTO fecha 2025 com recordes conquistados em ações com foco na sustentabilidade

Com sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência ambiental incorporadas à rotina institucional, o Tribunal de Justiça…

4 dias ago