O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quarta-feira (10/9), uma ação alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data marcada no calendário da saúde pública para sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
No hall de entrada do Tribunal, servidores(as), estagiários(as), colaboradores(as) e visitantes foram convidados(as) a participar de uma atividade simbólica: estourar balões que continham palavras de incentivo, esperança e amor. A proposta foi despertar reflexão de forma leve e acolhedora, reforçando que falar sobre saúde mental é essencial para prevenir o adoecimento.
Vozes que inspiram
A servidora Hájussa Gárcia destacou a relevância da iniciativa: “Esquecemos da saúde mental, que na verdade tem um grau de importância até maior, porque sabemos que nossas emoções, quando não tratadas, levam ao adoecimento físico. Com certeza podemos prevenir muitas doenças, em idosos, em crianças e em qualquer fase da vida.”
Já a servidora Vera Magalhães ressaltou a forma lúdica da atividade: “Esse modo divertido chama a atenção. O propósito é esse: cuidar, apoiar e dar uma luz para que as pessoas se cuidem e cuidem também de quem precisa.”
Para o servidor Almicar Benevides, falar sobre o tema dentro do ambiente de trabalho fortalece a valorização de quem faz o Judiciário: “Considero a saúde mental do servidor importante e ela deve estar à frente de metas ou preocupações.”
Um movimento que cresce
Criado há 10 anos, o Setembro Amarelo busca quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. O movimento vem crescendo no Brasil, reforçando que o diálogo sobre suicídio é fundamental, mas precisa ser tratado com responsabilidade e acolhimento.
Onde buscar ajuda
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) conta com o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi), um espaço de acolhimento, escuta e orientação para magistradas(os) e servidoras(es) que estejam enfrentando desafios emocionais ou situações de vulnerabilidade. Saiba mais.
Outros equipamentos públicos e serviços podem ser acessados a quem precisar de apoio:
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (UBS)
UPA 24h, SAMU 192 e Prontos-Socorros
Hospitais
Centro de Valorização da Vida – CVV pelo telefone 188 (ligação gratuita).