Categories: Estado

TJTO promove Oficina de Parentalidade para fortalecer vínculos entre pais e filhos após o divórcio


Pais, mães e demais partes envolvidas em conflitos familiares participaram, na tarde desta sexta-feira (30/5), de uma Oficina de Parentalidade e Divórcio promovida virtualmente pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do 2º Grau do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). A iniciativa, vinculada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Poder Judiciário, tem como objetivo principal orientar as famílias e fortalecer os vínculos afetivos entre pais e filhos, minimizando os impactos emocionais da ruptura conjugal nas crianças e adolescentes.

“Hoje, estamos aqui para falar de um tema que muitas vezes é envolto em dor e desafios que é a separação e o divórcio. E quando falamos de famílias que se encontram no processo de separação é importante ressaltar que essa transição não afeta apenas os adultos envolvidos, ela tem um impacto direto, profundo e durável na vida dos filhos”, destacou a coordenadora do Cejusc do 2º Grau, Desembargadora Ângela Haonat, durante a abertura da Oficina.

A magistrada reforçou ainda que acredita na conciliação como “caminho sempre mais poderoso para construirmos um futuro leve e feliz, especialmente para aqueles que mais importam, que são os nossos filhos”, concluiu.

Ministrada pelas expositoras Flâmbia de Jesus Barros Milhomens e Synthia Santos Aguiar, a Oficina contou com o acompanhamento da secretária do Cejusc 2º Grau, Michelly Santiago. A iniciativa reforça o compromisso do TJTO não apenas com a resolução de processos, mas também com a promoção do equilíbrio familiar, o fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos e a valorização de ações com impacto social.

As oficinas acontecem semestralmente em alinhamento à Recomendação nº 50 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à Meta 16 do Objetivo Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 16), que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 

Próxima ação

Nos dias 11 e 12 de junho, será realizado um mutirão virtual de audiências de mediação com os processos participantes da Oficina, com o objetivo de proporcionar às partes envolvidas a oportunidade de autocomposição, promovendo a resolução consensual dos conflitos de forma mais célere e eficaz.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas se prepara para o Dia D pela Primeira Infância que acontece no dia 29 de novembro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas se prepara para o Dia D pela Primeira Infância que acontece no…

10 horas ago

Procon Palmas participa do Seminário Nacional da Febraban em Brasília | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas participa do Seminário Nacional da Febraban em Brasília Evento discutiu inovação, transparência e…

10 horas ago

Presidente do Tribunal de Justiça recebe visita institucional do Itertins

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu nesta…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas reforça manutenção nas estradas vicinais que integram rota de ônibus escolares | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça manutenção nas estradas vicinais que integram rota de ônibus escolares Equipes…

11 horas ago

Lei regulamenta atividade de condutor de ambulância — Senado Notícias

Está publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (4) a Lei 15.250, que classifica…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas lança calendário oficial do Novembro Negro com mais de 30 atividades por 35 instituições | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança calendário oficial do Novembro Negro com mais de 30 atividades por…

11 horas ago