Categories: Estado

TJTO realiza 5º Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária no próximo dia 27


Com foco na destinação correta de resíduos e geração de renda para catadores de materiais recicláveis, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realiza mais uma edição do Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária. O evento acontece no próximo dia 27 (sexta-feira), das 12 às 17h30, no estacionamento do Tribunal e faz parte da programação do Junho Ambiental.

Podem ser doados potes de vidro, latas e caixas de leite, papel e papelão, óleo de cozinha usado, eletrônicos e eletrodomésticos, plásticos (garrafas PET, sacolas, embalagens, canos de PVC), e metais diversos. O Drive-Thru não receberá pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, toners, resíduo orgânico, resíduo hospitalar ou resíduo químico/toxicológico.

Além de contribuir com o meio ambiente, os 100 primeiros doadores ainda levarão para casa mudas de plantas nativas ou frutíferas do Cerrado. A ação é aberta ao público em geral e voltada também a magistrados(as), servidores(as), colaboradores(as), estagiários(as) e voluntários(as) do TJTO.

 

Impacto social

A ação tem como foco disseminar a cultura da destinação correta dos resíduos sólidos e reforçar a importância da sustentabilidade como prática coletiva. Além de evitar que materiais recicláveis sejam abandonados em quintais ou terrenos baldios, favorecendo a proliferação de doenças, o descarte consciente gera renda para catadores e cooperativas locais.

O Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária é promovido pelo TJTO, em parceria com a Rede TO Sustentável, que reúne diversas instituições comprometidas com a pauta ambiental no estado. Entre elas estão o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente – FMA, Universidade Federal do Tocantins (UFT); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO); Defensoria Pública Estadual (DPE); Ministério Público do Tocantins (MPE); Tribunal Regional Eleitoral (TRE); Tribunal de Contas do Estado (TCE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Energisa.

 

Junho Ambiental

A ação está alinhada ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do Poder Judiciário tocantinense e marca o mês do Meio Ambiente com ações de sensibilização, capacitação e responsabilidade socioambiental, alinhadas à Resolução CNJ nº 400/2021 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de…

50 minutos ago

Critérios de distribuição do Fundeb podem ser aprimorados, dizem debatedores — Senado Notícias

Especialistas reunidos na Comissão de Educação (CE) defenderam o complemento da União ao Fundeb, mas…

52 minutos ago

Judiciário do Tocantins participa de maratona nacional de inovação para Juizados Especiais em Pernambuco

A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal…

1 hora ago

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei Em ação solidária apoiada…

2 horas ago

Nota técnica do TJTO para ações indevidas sobre sistema de crédito do Banco Central é aprovada pelo Grupo Decisório do Centro Nacional de Inteligência

A Nota Técnica TJTO n. 17/2025, elaborada pelo Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento…

2 horas ago