Categories: Estado

TJTO realiza o plantio de 122 mudas de árvores nativas do cerrado na Praça dos Girassóis, em Palmas


Plantar hoje para garantir o amanhã. Com esse propósito, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na última sexta-feira (5/12), uma ação de plantio da 2ª edição do projeto Plantar para ComPENSAR. A iniciativa ocorreu na Praça dos Girassóis, em frente à sede do TJTO, em Palmas, onde foram plantadas 122 mudas de árvores nativas do cerrado, por magistradas e servidores(as).

O projeto do TJ, que reforça o compromisso do Judiciário tocantinense com a sustentabilidade e a preservação ambiental, prevê, ao todo, o plantio de 180 mudas até o final desta semana, incluindo os Anexos I, II e IV. Na oportunidade, a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS/TJTO), desembargadora Ângela Prudente, destacou que a iniciativa vai além da continuidade de uma ação ambiental.

“Este momento representa mais que uma continuidade. Expressa o fortalecimento de uma cultura institucional que valoriza a vida, o cuidado e a responsabilidade que temos com as futuras gerações.”

A magistrada também celebrou o crescimento do projeto, que, nesta edição, conta com a adesão de 25 unidades do Poder Judiciário, envolvendo comarcas e outras unidades judiciárias. Esse número representa quase o dobro de participação da 1ª edição, que teve 14 participantes. A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, também participou do plantio, deixando sua marca ao plantar uma muda de amora.

“Mesmo fora da atividade jurisdicional, essa é uma pauta que nos alcança como responsabilidade social. Promover justiça ambiental é garantir um ambiente saudável e seguro para todos.”

Também participou do plantio o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas, Isac Braz da Cunha, parceiro da ação na doação das mudas. Além da amora, foram plantadas mudas de jambo, cajuzinho, graviola e outras espécies frutíferas e de sombreamento. As mudas e insumos foram doados pelo Viveiro Municipal da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pela Secretaria Executiva da Governadoria (Segov), instituições que integram a Rede TO Sustentável. 

Representando os(as) servidores(as), o 1º secretário do Sindicato dos Servidores da Justiça do Tocantins (Sinsjusto), Luiz Aires, ressaltou os benefícios da iniciativa: “Além dos benefícios diretos aos servidores, apoiamos ações como esta porque fazem parte de uma agenda global voltada ao bem-estar do planeta e da sociedade. É um projeto em que todos ganham.”

O Plantar para ComPENSAR é coordenado, no âmbito administrativo, em Palmas, pela Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep). A diretora Paula Maia destacou que o projeto une discurso e prática.

“Esse não é apenas um ato simbólico. É uma escolha institucional consciente. Plantar é cuidar, é refletir sobre o impacto das nossas escolhas e entender que pequenas ações, somadas, geram grandes mudanças.”

Nesta edição, o projeto está integrado ao Programa Justiça Carbono Zero, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a neutralização das emissões de carbono no Poder Judiciário até 2030. Segundo a desembargadora Ângela Prudente, compensar as emissões é um gesto de responsabilidade coletiva: “Tudo o que retiramos da natureza precisa ser restituído com cuidado. Cada muda plantada contribui para restaurar o equilíbrio ambiental e fortalecer o vínculo do Tribunal com o seu entorno. Sustentabilidade é pertencimento.”

As unidades participantes concorrem ao Prêmio Selo Verde – edição 2026. A cerimônia de premiação está prevista para junho do próximo ano. Estão inscritas 25 unidades, incluindo setores da sede do TJTO, Corregedoria-Geral da Justiça, NAPsi, anexos e diversas comarcas do estado. As unidades vencedoras receberão elogio nos assentamentos funcionais e um dia de folga, válido para fins de remoção por merecimento.

A coordenação-geral da iniciativa é da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos dados, em alinhamento às diretrizes do CNJ e ao Plano de Logística Sustentável (PLS).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas se destaca entre as capitais no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas se destaca entre as capitais no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Capital ocupa a…

51 minutos ago

Criação de fundos da Justiça Federal, MPU e Defensoria está na pauta desta terça — Senado Notícias

O Plenário do Senado tem sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (16), a partir das…

1 hora ago

Pedido de aluna emociona durante entrega de presentes do Papai Noel dos Correios no CMEI Contos de Fadas | Prefeitura Municipal de Palmas

Pedido de aluna emociona durante entrega de presentes do Papai Noel dos Correios no CMEI…

2 horas ago

Obra de requalificação do acesso à Região Norte de Palmas entra na fase de pavimentação asfáltica | Prefeitura Municipal de Palmas

Obra de requalificação do acesso à Região Norte de Palmas entra na fase de pavimentação…

3 horas ago

Senadora Dorinha garante mais de R$ 6,5 milhões para obras na saúde e infraestrutura em 16 municípios tocantinenses • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) assegurou o pagamento de R$ 6.562.214,00 em recursos federais…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas inicia preparativos para regularização do Loteamento Machado Oeste I | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia preparativos para regularização do Loteamento Machado Oeste I Primeiro passo para…

3 horas ago