Categories: Estado

TJTO se conecta a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro buscando aprimorar prestação jurisdicional


A partir de agora, os usuários do Judiciário tocantinense poderão ter acesso a diversos sistemas e processos judiciais de forma rápida e com segurança. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) passou a integrar oficialmente à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca aprimorar a prestação de serviços judiciais por meio de um canal integrado e padronizado. 

A intenção é garantir o acesso rápido e eficiente à justiça, facilitando a tramitação de processos e proporcionando maior transparência e efetividade ao sistema judiciário brasileiro.
Por meio do Portal do PDPJ, magistrados e servidores poderão ter acesso a ferramentas do CNJ, a exemplo do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SISBAJUD), e Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (SNIPER).

Acesso

Para acessar a plataforma de forma correta, o usuário deve estar com seu cadastro devidamente atualizado e funcional dentro da plataforma da PDPJ, o que pode ser feito com o usuário do GOV.BR no endereço eletrônico do MarketPlace do PDPJ, clique aqui (Entrar em PDPJ – Plataforma Digital do Poder Judiciário (pje.jus.br) para acessar. O acesso direto também pode ser realizado por meio do sistema Eproc.

Integração

Para promover a integração do Judiciário tocantinense à plataforma do PDPJ, foram realizados trabalhos técnicos que envolveram a equipe do TJTO e do CNJ no intuito de garantir a interoperabilidade dos dados. Foram realizados testes obtendo-se resultados esperados aos requisitos para que o Poder Judiciário tocantinense esteja conectado à plataforma. 

Vantagens

A plataforma permite a integração de sistemas e processos judiciais, proporcionando uma visão ampla e detalhada do andamento de cada processo, com a possibilidade de se obter informações em tempo real. Outra vantagem é a redução de custos, uma vez que permite a eliminação de processos em papel, reduzindo os custos de armazenamento e logística, além de diminuir a burocracia e o tempo gasto com a tramitação de processos.

Também proporciona agilidade, pois possibilita a automação de processos, reduzindo o tempo de tramitação e aumentando a eficiência na prestação de serviços judiciais. Além disso, garante maior transparência ao sistema judiciário, permitindo que a sociedade acompanhe a tramitação de processos, consulte decisões e acesse informações de forma mais rápida e eficiente. 
A plataforma ainda conta com recursos de segurança para proteger as informações e dados dos processos, garantindo a confidencialidade e a privacidade dos envolvidos.

Saiba mais sobre o PDPJ 

A PDPJ-Br consiste em plataforma de serviços construída de forma colaborativa pelos Tribunais brasileiros a partir da evolução das atuais soluções de processo eletrônico existentes, com o objetivo de criar um ambiente nacional orquestrado, com soluções universais disponibilizadas em formato de microsserviços, consumíveis por meio de comunicação entre múltiplas aplicações.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Procon Palmas participa do Seminário Nacional da Febraban em Brasília | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas participa do Seminário Nacional da Febraban em Brasília Evento discutiu inovação, transparência e…

25 minutos ago

Presidente do Tribunal de Justiça recebe visita institucional do Itertins

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu nesta…

45 minutos ago

Prefeitura de Palmas reforça manutenção nas estradas vicinais que integram rota de ônibus escolares | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça manutenção nas estradas vicinais que integram rota de ônibus escolares Equipes…

52 minutos ago

Lei regulamenta atividade de condutor de ambulância — Senado Notícias

Está publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (4) a Lei 15.250, que classifica…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas lança calendário oficial do Novembro Negro com mais de 30 atividades por 35 instituições | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança calendário oficial do Novembro Negro com mais de 30 atividades por…

1 hora ago

Projeto oferece curso de customização a mulheres vítimas de violência em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto oferece curso de customização a mulheres vítimas de violência em Palmas Iniciativa é resultado…

2 horas ago