Foto: Divulgação
Na noite desta segunda-feira, 25, a a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) confirmou o primeiro caso de contaminação pelo vírus Monkeypox (Varíola do Macaco), no Tocantins.
Segundo a pasta, o paciente do sexo masculino, 32 anos, morador da região do Bico do Papagaio, com histórico de viagem para São Paulo, ao perceber os primeiros sintomas manteve-se em isolamento domiciliar e assim segue, com acompanhamento pela SES-TO, através da Área Técnica de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais e equipes de saúde do seu município.
A SES-TO destacou que as equipes estão fazendo monitoramento das pessoas que tiveram contato com o paciente e até o momento não há registros de sintomas. Devido a essa confirmação, a SES-TO reforça a importância da adoção de todas as medidas de prevenção como higienização das mãos e uso de equipamentos de proteção individual (óculos de proteção ou protetor facial, avental, máscara N95/PFF2 ou equivalente, luvas de procedimentos).
A SES-TO pontou ainda que já encaminhou para os 139 municípios tocantinenses Notas Técnicas de Alerta e Informativa a respeito dos sintomas e cuidados para prevenção contra a doença. Além disso, a Pasta está em fase de finalização do Plano Estadual de Contingência da Monkeypox, que deverá ser enviado aos municípios ainda esta semana.
Crianças atendidas por projetos sociais de Palmas ganham programação especial com diversão e arte Evento,…
Aula inaugural do Profuncionário reúne servidores da educação em formação e valorização profissional Evento foi…
Outubro Rosa: Escola Municipal Lúcia Sales sedia ação com manhã de cuidados e conscientização para…
Prefeitura de Palmas promove corrida e caminhada em prol do Outubro Rosa Atividade foi realizada…
Gestores da Fundação Cultural de Palmas integram abertura oficial e programação da 1ª Feira Literária…
Prefeitura de Palmas inicia planejamento para obras de pavimentação na região da Baixada do Jardim…