Categories: Estado

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação


O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) como um período marcado por reconhecimento nacional, prêmios estratégicos e consolidação de iniciativas que colocaram o Judiciário tocantinense entre os mais inovadores, acessíveis e conectados à sociedade no país.

Ao longo do ano, projetos nas áreas de tecnologia, cidadania, comunicação pública e transformação digital receberam selos, troféus e posições de destaque em premiações promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por instituições de referência do sistema de Justiça brasileiro.

TJTO recebe Selo Judiciário Inovador do CNJ por duas soluções tecnológicas

Em setembro, o TJTO teve duas iniciativas reconhecidas com o Selo Judiciário Inovador, concedido pelo CNJ durante a 2ª edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, realizada no 5º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Judiciário (FestLabs), na Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA).

As soluções premiadas foram a inteligência artificial Giseli – Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais com Linguagem Inteligente e o Direciona: cartilhas que conversam. Um app que encontra.

Desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Dtinf/TJTO), a IA Giseli é integrada ao sistema Gise, da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), e atua no monitoramento e na gestão das serventias extrajudiciais. Já o Direciona, criado no Centro de Inovação do Judiciário do Tocantins (Inovassol), traduz conteúdos técnicos para linguagem simples, facilitando o acesso a metas, classes e assuntos do Judiciário.

TJTO conquista Selo Tribunal Amigo da Pessoa Idosa

Outro marco de 2025 foi o reconhecimento do TJTO com o Selo Tribunal Amigo da Pessoa Idosa, concedido pelo CNJ em outubro, com 4º lugar no ranking nacional entre os tribunais brasileiros.

A premiação destaca políticas públicas e ações voltadas à promoção dos direitos da pessoa idosa. No Tocantins, o trabalho envolveu a criação das Oficinas de Envelhecimento, do Comitê Interinstitucional de Atenção às Pessoas Idosas, projetos de acolhimento em instituições de longa permanência e avanços em acessibilidade, como mapas táteis, placas em braile, painéis de Business Intelligence (BI) de processos e ferramentas digitais inclusivas.

Também se destacam a Pesquisa da Realidade da Pessoa Idosa no Tocantins, realizada nos 139 municípios do Estado, e a Cartilha da Pessoa Idosa, que contará com versão em audiolivro narrada por idosos.

Websérie do TJTO vence Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

 Na área da comunicação institucional, o TJTO conquistou o 1º lugar no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Mídia Audiovisual, com a websérie Justiça Seja Feita, produzida pelo Centro de Comunicação Social do Tribunal.

Com oito episódios distribuídos em duas temporadas, a produção apresenta histórias reais de superação, cidadania e enfrentamento à violência doméstica, evidenciando o impacto social da atuação do Judiciário. O conteúdo está disponível no canal oficial do TJTO no YouTube.

“Fico muito feliz em ver que o trabalho desenvolvido pelo Judiciário do Tocantins ganhou destaque nesta premiação tão importante, que envolve instituições do sistema de Justiça de todo o país”, afirmou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal. “Parabenizo a desembargadora Etelvina e toda a equipe que atuou nesse projeto ao longo de sua gestão. O TJTO já soma seis estatuetas na história dessa premiação”, completou.

Diretora de TI do TJTO vence Prêmio Judiciário Exponencial

Encerrando o ano com mais uma conquista, o TJTO alcançou o 1º lugar no Prêmio Judiciário Exponencial, na categoria Executivo de Tecnologia de Tribunais Estaduais e Militares. A premiação foi concedida à diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal, Alice Setúbal, em votação popular realizada em Brasília.

O prêmio reconhece lideranças que impulsionam a inovação, a transformação digital e avanços concretos na área de tecnologia no sistema de Justiça brasileiro.

“Sem a parceria, o trabalho e o apoio diário dos meus colegas do TJTO, os projetos e inovações que me levaram a essa vitória não teriam sido realizados. Essa conquista é nossa”, destacou a diretora.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

33 minutos ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

2 horas ago

Defesa Civil de Palmas alerta a população sobre risco de chuva forte e granizo na noite do Revéillon | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas alerta a população sobre risco de chuva forte e granizo na…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas inicia serviços para recapeamento na marginal Oeste da BR-010, em Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas inicia serviços para recapeamento na marginal Oeste da BR-010, em Taquaralto Intervenção…

1 dia ago