Categories: Estado

Tribunal participa do lançamento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista


A 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (24/4), na sede do Fórum Trabalhista de Palmas. Representando o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a presidente desembargadora Maysa Vendramini Rosal prestigiou a cerimônia, que reuniu magistrados, advogados e autoridades para reforçar a importância da cultura da conciliação na solução de conflitos entre trabalhadores e empregadores.

A campanha, que será realizada entre os dias 26 e 30 de maio, tem como objetivo incentivar acordos consensuais, evitando a judicialização e promovendo soluções rápidas e eficazes. Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro – conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a iniciativa deste ano destaca a sustentabilidade das relações de trabalho.

Durante o evento, a presidente do TJTO enfatizou a relevância da conciliação como ferramenta de agilidade e pacificação social. “Fomentar acordos amigáveis não só promove a celeridade processual e reduz a judicialização, como também representa um importante passo no processo de pacificação social”, afirmou a desembargadora. Ela também destacou as ações do Judiciário tocantinense voltadas à mediação: “Temos o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec; os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, Cejuscs, e, mais recentemente, o Cejuscaf, voltado à conciliação em questões ambientais e fundiárias”, completou.

Palestra destaca os benefícios da conciliação trabalhista

Como parte da programação de lançamento, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Cristiano Siqueira de Abreu Lima, ministrou a palestra “Conciliação judicial trabalhista: desafios e perspectivas”, ressaltando as vantagens dos acordos na Justiça do Trabalho. “Esses mutirões geram economia, efetividade e satisfação para todos os envolvidos, principalmente para as partes que viram protagonistas nesses acordos amigáveis”, destacou o magistrado.

Ele também comparou o tempo médio de resolução: enquanto a homologação de um acordo leva cerca de três meses, um processo judicial pode se arrastar por mais de três anos.

Conciliação: solução eficiente para o presente e o futuro

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista busca promover o diálogo e a cooperação como caminhos para resolver conflitos, beneficiando trabalhadores, empregadores e o próprio sistema de Justiça. Ao estimular soluções consensuais, a campanha contribui para reduzir o volume de processos, preservar relações e otimizar recursos pilares essenciais para um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Câmara de Palmas aprova projetos nas áreas social, educacional e administrativa – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou, durante sessões realizadas ao longo da semana, projetos…

28 minutos ago

Startup Day 2026 fortalece ecossistema de inovação e conecta empreendedores em todo o Tocantins | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins realiza, no dia 21 de março, mais uma edição do Startup Day,…

20 horas ago

TJTO realiza campanha de combate à importunação sexual durante o carnaval

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) estará presente mais uma vez no carnaval com…

21 horas ago

Esmat e TJTO aderem a projeto nacional de difusão de documentos em direitos humanos

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) integra o projeto “Coleção Conexões em Direitos Humanos”,…

22 horas ago

Cevid/TJTO divulga relatório de atividades de 2025

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de…

2 dias ago

Justiça em Augustinópolis condena gestores públicos por improbidade e determina ressarcimento de R$ 191 mil ao município

Um ex-prefeito, uma ex-servidora e um pregoeiro de Augustinópolis estão sentenciados a ressarcir o valor…

2 dias ago