Categories: Estado

Tribunal participa do lançamento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista


A 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (24/4), na sede do Fórum Trabalhista de Palmas. Representando o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a presidente desembargadora Maysa Vendramini Rosal prestigiou a cerimônia, que reuniu magistrados, advogados e autoridades para reforçar a importância da cultura da conciliação na solução de conflitos entre trabalhadores e empregadores.

A campanha, que será realizada entre os dias 26 e 30 de maio, tem como objetivo incentivar acordos consensuais, evitando a judicialização e promovendo soluções rápidas e eficazes. Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro – conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a iniciativa deste ano destaca a sustentabilidade das relações de trabalho.

Durante o evento, a presidente do TJTO enfatizou a relevância da conciliação como ferramenta de agilidade e pacificação social. “Fomentar acordos amigáveis não só promove a celeridade processual e reduz a judicialização, como também representa um importante passo no processo de pacificação social”, afirmou a desembargadora. Ela também destacou as ações do Judiciário tocantinense voltadas à mediação: “Temos o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec; os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, Cejuscs, e, mais recentemente, o Cejuscaf, voltado à conciliação em questões ambientais e fundiárias”, completou.

Palestra destaca os benefícios da conciliação trabalhista

Como parte da programação de lançamento, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Cristiano Siqueira de Abreu Lima, ministrou a palestra “Conciliação judicial trabalhista: desafios e perspectivas”, ressaltando as vantagens dos acordos na Justiça do Trabalho. “Esses mutirões geram economia, efetividade e satisfação para todos os envolvidos, principalmente para as partes que viram protagonistas nesses acordos amigáveis”, destacou o magistrado.

Ele também comparou o tempo médio de resolução: enquanto a homologação de um acordo leva cerca de três meses, um processo judicial pode se arrastar por mais de três anos.

Conciliação: solução eficiente para o presente e o futuro

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista busca promover o diálogo e a cooperação como caminhos para resolver conflitos, beneficiando trabalhadores, empregadores e o próprio sistema de Justiça. Ao estimular soluções consensuais, a campanha contribui para reduzir o volume de processos, preservar relações e otimizar recursos pilares essenciais para um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO fecha 2025 com recordes conquistados em ações com foco na sustentabilidade

Com sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência ambiental incorporadas à rotina institucional, o Tribunal de Justiça…

2 dias ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Everaldo José Silva Dourado, pai do servidor Renato Silveira Dourado

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Everaldo…

2 dias ago

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 Entrevista…

2 dias ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira Ribeiro, irmã do servidor Rondinelli Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira…

2 dias ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Agenor Ribeiro Lopes, pai do servidor Agenor Filho

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Agenor…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 Pagamento beneficia mais de…

2 dias ago