Categories: Estado

Tribunal participa do lançamento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista


A 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (24/4), na sede do Fórum Trabalhista de Palmas. Representando o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), a presidente desembargadora Maysa Vendramini Rosal prestigiou a cerimônia, que reuniu magistrados, advogados e autoridades para reforçar a importância da cultura da conciliação na solução de conflitos entre trabalhadores e empregadores.

A campanha, que será realizada entre os dias 26 e 30 de maio, tem como objetivo incentivar acordos consensuais, evitando a judicialização e promovendo soluções rápidas e eficazes. Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro – conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a iniciativa deste ano destaca a sustentabilidade das relações de trabalho.

Durante o evento, a presidente do TJTO enfatizou a relevância da conciliação como ferramenta de agilidade e pacificação social. “Fomentar acordos amigáveis não só promove a celeridade processual e reduz a judicialização, como também representa um importante passo no processo de pacificação social”, afirmou a desembargadora. Ela também destacou as ações do Judiciário tocantinense voltadas à mediação: “Temos o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o Nupemec; os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, Cejuscs, e, mais recentemente, o Cejuscaf, voltado à conciliação em questões ambientais e fundiárias”, completou.

Palestra destaca os benefícios da conciliação trabalhista

Como parte da programação de lançamento, o juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Cristiano Siqueira de Abreu Lima, ministrou a palestra “Conciliação judicial trabalhista: desafios e perspectivas”, ressaltando as vantagens dos acordos na Justiça do Trabalho. “Esses mutirões geram economia, efetividade e satisfação para todos os envolvidos, principalmente para as partes que viram protagonistas nesses acordos amigáveis”, destacou o magistrado.

Ele também comparou o tempo médio de resolução: enquanto a homologação de um acordo leva cerca de três meses, um processo judicial pode se arrastar por mais de três anos.

Conciliação: solução eficiente para o presente e o futuro

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista busca promover o diálogo e a cooperação como caminhos para resolver conflitos, beneficiando trabalhadores, empregadores e o próprio sistema de Justiça. Ao estimular soluções consensuais, a campanha contribui para reduzir o volume de processos, preservar relações e otimizar recursos pilares essenciais para um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

9 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

10 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

10 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

11 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

11 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

11 horas ago