» Últimas turmas de alunos do 8º e 9º conhecem Memorial da Corte


Últimas turmas de alunos do 8º e 9º conhecem Memorial da Corte

3 Visualizações

Publicado: 21 de novembro de 2023 – Última Alteração: 21 de novembro de 2023

Visitas aconteceram nesta terça-feira, 21 de novembro

Finalizando a agenda de visitas escolares ao Memorial do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), nesta sexta-feira, 21 de novembro, estudantes do 8º ano da Escola Municipal Maria Julia Amorim Soares Rodrigues; e do 9º ano da Escola Municipal Jorge Amado, conheceram detalhes e objetos que compõem a história da Corte de Contas do Estado. A servidora Claudete Ferreira, lotada no Centro de Documentação e História foi a responsável por recepcionar os alunos.

Para Isabel Cristina, professora de matemática da Escola Municipal Maria Julia Amorim Soares Rodrigues a visita foi muito importante para o conhecimento dos alunos pois foram abordados temas de interesse público. “A visita dos alunos aqui no Tribunal de Contas é importante para que eles entendam como vivemos em sociedade que nada é feito de qualquer jeito, tudo prestamos contas, tudo é muito bem organizado, e para onde o dinheiro público direcionado. Então, eles entendam que esse tribunal aqui é para justamente fiscalizar para onde está indo o nosso dinheiro, para onde, e onde está sendo investido e se está sendo da forma correta e isso aí é muito importante para eles”, afirmou a professora Isabel.

Marcela da Costa, 14 anos foi uma das alunas presentes durante a visita e destacou que conhecer o lugar foi muito bom para o seu conhecimento e dos seus colegas. “Foi muito importante ter vindo aqui com os meus colegas de sala para entendemos como funciona a demanda do dinheiro público, como são realizadas as fiscalizações e o que constitui esse cenário e prédio do Tribunal de Contas, foi uma visita muito legal pois aprendemos sobre a fiscalização e outras demandas que envolvem dinheiro público e também ouvimos sobre a Ouvidoria e como os cidadãos podem participar desse processo de fiscalização”. 

Escola Municipal Jorge Amado

Outra turma de alunos do 9º ano que conheceram o Memorial do TCE/TO, são da Escola Municipal Jorge Amado. Assim que os estudantes chegaram ao local, tiveram uma apresentação sobre a Corte com o auditor e Diretor da Terceira diretoria de Controle Externo, Joaber Divino que falou sobre o papel do seu setor e a forma que ele atua. “Quem tem o papel de fiscalizar o poder executivo é o poder legislativo, só que aí ele exerce a obrigação com o auxílio técnico dos Tribunais de Contas, então a nível federal é o Tribunal de Contas da União e a nível estadual e municipal aqui no Tocantins é esta Corte, então fiscalizamos todo o governo do estado e dos 139 municípios aqui e do Tocantins, o controle externo é o olho dos órgãos públicos”, concluiu Joaber. 

Em seguida os alunos ouviram explanação da assistente da Ouvidoria Kamilla Oliveira, que destacou as atribuições do setor e sua relevância para o Controle Social. “A Ouvidoria é responsável por receber denúncias de irregularidades, solicitação e pedidos de informações, então trabalhamos diretamente com o público externo que é a sociedade e também com o público interno que é todas as unidades do TCE/TO, essas demandas enviadas são encaminhadas por uma unidade técnica de acordo com a prestações de contas” frisou a assistente.

Larissa Rafaelly de 14 anos é estudantes da escola e destacou que o que mais chamou sua atenção foi a fotos da galeria dos conselheiros e Exposição fotográfica “Palmenses – em frente, a nossa história”. “Eu achei essa visita muito importante porque como o Tocantins é um estado muito novo, muita gente não conhece a história dele, muita gente vem para cá sem conhecer, então é importante para a gente conhecer o lugar que estamos morando.

Para a coordenadora de projetos e responsável pelos alunos, Olivia Alves Barbosa, conhecer o Tribunal de Contas é algo de valor social pois por meio desse conhecimento os estudantes vão saber a respeito dos seus direitos e a quem recorrer.

Exposição fotográfica “Palmenses – em frente, a nossa história” A exposição citada pela professora é intitulada de ‘Palmenses – Em Frente, a Nossa História’, que tem como objetivo incentivar o interesse dos visitantes pela história da criação de Palmas, assim como do Tribunal de Contas e a preservação de sua memória até os dias atuais, além de conhecerem um pequeno trecho de cada personagem homenageado ali.



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp