Foto: Divulgação
O objetivo das empresas que são constituídas em todo mundo é um dia serem muito maiores do que são atualmente. O crescimento e a expansão de uma empresa fazem parte da lógica do mercado. Mas um alerta importante a ser considerado é que o contrato social de uma empresa também precisa evoluir junto com a próprio negócio.
Hoje, muitos empresários usam formulários padronizados no momento de constituir sua empresa. Enquanto seu negócio ainda está se estabelecendo no mercado, essa é até uma prática considerada habitual. Mas quando a empresa começa a crescer e ampliar suas fronteiras, especialistas apontam que a revisão contratual é essencial e considerada uma fonte de economia para os sócios-proprietários.
“Uma cláusula contratual clara e bem redigida traz a economia de centenas de milhares de reais e anos de debates jurídicos em demandas extensas”, garante o advogado e especialista em Direito Empresarial, Henrique R. Armando, sócio proprietário do escritório Armando & Advogados Associados.
Segundo o advogado Henrique R. Armando, com o crescimento da empresa, há a necessidade de se observar detalhes que são particulares na execução de um contrato social. “Engana-se o empresário que não dá a devida atenção à redação de seu documento constitutivo, na suposição de que o registro de formulários ou modelos serve para todos os tipos de empresa, na expectativa que todas as sociedades são negócios jurídicos idênticos, pois não são. Cada empresa tem suas particularidades em sua engenharia jurídica e uma organização própria da atuação das pessoas jurídicas. Um contrato bem elaborado adequa as operações empresariais de maneira mais vantajosa e eficiente”, acrescentou Henrique R. Armando.
Portanto, um contrato societário compatível à realidade de sua empresa pode evitar anos de discussões ou pendências judiciais, ganho de eficiência e resultados, além de gerar economia para o seu negócio.
O Judiciário do Tocantins realizou, nesta segunda-feira (25/8), a apresentação final dos Inventários de Emissões…
Em um encontro híbrido, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a…
Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos…
O Tribunal do Júri, realizado nesta segunda-feira (25/8), na 1ª Vara Criminal de Palmas, condenou…
Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região…
Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana População deve se…