Negócios

Um contrato social bem feito pode representar uma economia substancial para sua empresa

O objetivo das empresas que são constituídas em todo mundo é um dia serem muito maiores do que são atualmente. O crescimento e a expansão de uma empresa fazem parte da lógica do mercado. Mas um alerta importante a ser considerado é que o contrato social de uma empresa também precisa evoluir junto com a próprio negócio.

Hoje, muitos empresários usam formulários padronizados no momento de constituir sua empresa. Enquanto seu negócio ainda está se estabelecendo no mercado, essa é até uma prática considerada habitual. Mas quando a empresa começa a crescer e ampliar suas fronteiras, especialistas apontam que a revisão contratual é essencial e considerada uma fonte de economia para os sócios-proprietários.

“Uma cláusula contratual clara e bem redigida traz a economia de centenas de milhares de reais e anos de debates jurídicos em demandas extensas”, garante o advogado e especialista em Direito Empresarial, Henrique R. Armando, sócio proprietário do escritório Armando & Advogados Associados.

Segundo o advogado Henrique R. Armando, com o crescimento da empresa, há a necessidade de se observar detalhes que são particulares na execução de um contrato social. “Engana-se o empresário que não dá a devida atenção à redação de seu documento constitutivo, na suposição de que o registro de formulários ou modelos serve para todos os tipos de empresa, na expectativa que todas as sociedades são negócios jurídicos idênticos, pois não são. Cada empresa tem suas particularidades em sua engenharia jurídica e uma organização própria da atuação das pessoas jurídicas. Um contrato bem elaborado adequa as operações empresariais de maneira mais vantajosa e eficiente”, acrescentou Henrique R. Armando.

Portanto, um contrato societário compatível à realidade de sua empresa pode evitar anos de discussões ou pendências judiciais, ganho de eficiência e resultados, além de gerar economia para o seu negócio.

Foto: Henrique R. Armando

Redação

Share
Published by
Redação

Recent Posts

TJ oficializa mais dezenas de histórias de amor e esperança no segundo dia do Casamento Comunitário em Palmas

“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…

10 horas ago

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

18 horas ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

23 horas ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

1 dia ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

2 dias ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

2 dias ago