Foto: Ascom Prefeitura de Gurupi
A partir de agora a gestão administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) passa a ser da Universidade de Gurupi (UnirG). A solenidade que oficializou a transferência da gestão da UPA24h, até então gerenciada pela Secretaria de Saúde (SEMUS) aconteceu na manhã desta sexta-feira, 08.
De acordo com o Termo de Cooperação assinado entre a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Saúde, e a Fundação Universidade de Gurupi (UnirG), a Universidade passa a responder pela administração, operacionalização e manutenção da Unidade de Pronto Atendimento. Mais uma mudança inovadora na prestação dos serviços de saúde do município que pretende ampliar e melhorar o atendimento à população, bem como promover o ensino, pesquisa e extensão da Universidade.
A Universidade irá atuar para assegurar a assistência em saúde para os gurupienses. Um dos primeiros cuidados, foi a incorporação dos servidores que atuam na UPA24h, incluindo a área médica, de enfermagem, farmácia, assistência social, odontologia, fisioterapia, de limpeza, apoio, manutenção e outros colaboradores.
A UPA24h realiza mensalmente uma média de 4.500 atendimentos médicos, fora os atendimentos das demais áreas, como enfermagem, procedimentos clínicos e de emergência. Para o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, a ampliação das áreas de atendimento médico será um grande diferencial para a comunidade. “A comunidade vai ganhar em agilidade e serviços. Além dos servidores e profissionais que já atuam na UPA, a UnirG vem somar esforços para um serviço de excelência em Gurupi”, celebrou Sinvaldo.
Se o Município ganha com atendimento de qualidade, a Universidade amplia a possibilidade de oferta de campos de estágio, atuação e pesquisa para os acadêmicos. “O nosso projeto é ter um hospital universitário e assumir a UPA é o primeiro passo para isso. Temos expertise na gestão do ambulatório e das clínicas médicas dos sete cursos na área da saúde e toda essa experiência vai proporcionar uma atuação mais ampla, com mais qualidade e eficiência para a população de Gurupi”, enfatizou Thiago Miranda, presidente da Fundação UnirG.
A reitora Sara Falcão exaltou a celebração do convênio entre a UnirG e a Prefeitura para a gestão da UPA24h. “É um voto de confiança enorme da gestão municipal na gestão da UnirG, queremos fazer uma gestão mais eficiente e acolhedora. Vamos trazer os sete cursos de saúde que a UnirG possui, aqui pra dentro da UPA. A oferta dos atendimentos será ampliada para mais áreas de saúde”, reforçou Sara.
Participaram da solenidade a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a reitora, Sara Falcão, a pró-reitora de graduação, Rise Rank, o diretor administrativo e finanças da UnirG, Oximano Jorge, o professor e membro do Conselho Municipal de Saúde, Francícero Rocha, além de servidores da UPA e UnirG, vereadores e secretários municipais.
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…