O 33º Arraiá da Capital iniciou nesta quarta-feira, 25, e traz uma novidade que promete fortalecer ainda mais o comércio local: a criação da Vila Gastronômica na parte externa do circuito do evento. O espaço de aproximadamente 2 mil metros quadrados, foi pensado para acolher 40 vendedores ambulantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), oferecendo infraestrutura com tendas padronizadas e suporte da Prefeitura de Palmas, garantindo conforto ao público e melhores condições de trabalho aos empreendedores.
Com a ampliação do número de ambulantes cadastrados, de 30 para 70, a expectativa é de um crescimento expressivo no faturamento do evento. Em edições anteriores, a área de alimentação do Arraiá movimentava cerca de R$ 345 mil. Agora, com a expansão e a nova estrutura da Vila Gastronômica, a estimativa é de aumento de até 125% na arrecadação, fortalecendo o comércio informal e devolvendo recursos na economia local. Restaurantes e meios de hospedagem também devem ser impactados positivamente, em razão do fluxo esperado de visitantes atraídos pela programação cultural, que contará com shows nacionais e regionais, apresentações de quadrilhas juninas e outras atrações.
A expectativa de público é de até 10 mil pessoas por noite, entre os dias 25 e 29 de junho. A Sedeem estima a geração de mais de mil postos de trabalho temporários, um crescimento considerável em relação à média de 700 trabalhadores envolvidos em anos anteriores. O investimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo chega a R$ 200 mil, injetados na manutenção e estrutura utilizada por microempreendedores envolvidos no evento.
Segurança alimentar
O Arraiá contará com diversas opções de comidas, incluindo carne na chapa, cachorro quente, pastel, caldos e jantinha. Também estarão disponíveis tapiocas, tanto doces quanto salgadas, além de sorvetes, açaí e gelados. Os visitantes poderão saborear uma variedade de doces, derivados de milho, canjica, bolo frito, arroz doce e tortas, além de comidas juninas. O evento contará ainda com Food Trucks e espetinhos para agradar a todos os gostos.
Para garantir a segurança alimentar dos consumidores e a qualidade dos produtos comercializados, os ambulantes sorteados na última semana para atuarem no evento, participaram de uma capacitação na segunda-feira, 23, promovida pela Vigilância Sanitária, com apoio da Casa do Empreendedor de Palmas. O treinamento abordou boas práticas de higiene, manipulação e conservação de alimentos, além de orientações sobre as normas sanitárias exigidas para eventos públicos.
“Mesmo com experiência, é muito importante participar desse tipo de treinamento. Quando se trata de manipulação de alimento, todo cuidado é pouco, afinal, você está vendendo um produto que é a sua propaganda, então se a pessoa sente mal ali, nunca mais ela volta, tenho muito cuidado ao manipular os alimentos”, disse a vendedora de caldo Oelma Castro, uma das participantes da oficina.
Texto: Tainara saraiva
Edição: Denis Rocha
1/1
A Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur) informa que não haverá expediente na sede…
A Vara Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher e Crimes Dolosos Contra a…
Prefeitura promove encontro formativo com diretores da Educação Infantil de Palmas Objetivo foi alinhar o…
Palmas realiza segundo dia do VII Fórum das Leishmanioses para capacitar profissionais da saúde Evento…
Prefeitura de Palmas lança edital para ambulantes atuarem no Festival Gastronômico de Taquaruçu Interessados têm…
Com aprovação da população, Prefeitura de Palmas apresenta novo projeto da Avenida Tocantins em audiência…