Categories: Palmas

Vila Gastronômica movimenta comércio local no 33º Arraiá da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas


Vila Gastronômica movimenta comércio local no 33º Arraiá da Capital

Pela primeira vez, estrutura é montada na área externa pela Prefeitura de Palmas e com cerca de 40 comerciantes

O 33º Arraiá da Capital iniciou nesta quarta-feira, 25, e traz uma novidade que promete fortalecer ainda mais o comércio local: a criação da Vila Gastronômica na parte externa do circuito do evento. O espaço de aproximadamente 2 mil metros quadrados, foi pensado para acolher 40 vendedores ambulantes cadastrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), oferecendo infraestrutura com tendas padronizadas e suporte da Prefeitura de Palmas, garantindo conforto ao público e melhores condições de trabalho aos empreendedores.

Com a ampliação do número de ambulantes cadastrados, de 30 para 70, a expectativa é de um crescimento expressivo no faturamento do evento. Em edições anteriores, a área de alimentação do Arraiá movimentava cerca de R$ 345 mil. Agora, com a expansão e a nova estrutura da Vila Gastronômica, a estimativa é de aumento de até 125% na arrecadação, fortalecendo o comércio informal e devolvendo recursos na economia local. Restaurantes e meios de hospedagem também devem ser impactados positivamente, em razão do fluxo esperado de visitantes atraídos pela programação cultural, que contará com shows nacionais e regionais, apresentações de quadrilhas juninas e outras atrações.

A expectativa de público é de até 10 mil pessoas por noite, entre os dias 25 e 29 de junho. A Sedeem estima a geração de mais de mil postos de trabalho temporários, um crescimento considerável em relação à média de 700 trabalhadores envolvidos em anos anteriores. O investimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo chega a R$ 200 mil, injetados na manutenção e estrutura utilizada por microempreendedores envolvidos no evento.

Segurança alimentar

O Arraiá contará com diversas opções de comidas, incluindo carne na chapa, cachorro quente, pastel, caldos e jantinha. Também estarão disponíveis tapiocas, tanto doces quanto salgadas, além de sorvetes, açaí e gelados. Os visitantes poderão saborear uma variedade de doces, derivados de milho, canjica, bolo frito, arroz doce e tortas, além de comidas juninas. O evento contará ainda com Food Trucks e espetinhos para agradar a todos os gostos.

Para garantir a segurança alimentar dos consumidores e a qualidade dos produtos comercializados, os ambulantes sorteados na última semana para atuarem no evento, participaram de uma capacitação na segunda-feira, 23, promovida pela Vigilância Sanitária, com apoio da Casa do Empreendedor de Palmas. O treinamento abordou boas práticas de higiene, manipulação e conservação de alimentos, além de orientações sobre as normas sanitárias exigidas para eventos públicos.

“Mesmo com experiência, é muito importante participar desse tipo de treinamento. Quando se trata de manipulação de alimento, todo cuidado é pouco, afinal, você está vendendo um produto que é a sua propaganda, então se a pessoa sente mal ali, nunca mais ela volta, tenho muito cuidado ao manipular os alimentos”, disse a vendedora de caldo Oelma Castro, uma das participantes da oficina.

Texto: Tainara saraiva

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO amplia acessibilidade e passa a disponibilizar recurso de legendas nas sessões do Tribunal Pleno

O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…

14 horas ago

Centro socioeducativo de Palmas recebe projeto nacional do CNJ voltado à leitura nesta sexta-feira (6/2)

O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…

15 horas ago

Projeto de lei cria programa para universalizar banda larga na Amazônia – Notícias

05/02/2026 - 17:16   Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…

16 horas ago

Comarca de Paranã suspende prazos processuais em razão de falta de energia elétrica

A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…

17 horas ago

Abertura do ano legislativo em Palmas reforça diálogo e construção conjunta entre os poderes – Câmara de Palmas

A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…

17 horas ago