Categories: Estado

Webinário apresenta boas práticas de tribunais de acesso à Justiça


Boas práticas encontradas no Judiciário que podem ser levadas a outros tribunais têm sido compartilhadas pelos próprios idealizadores ou realizadores por meio do projeto Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A primeira edição de 2024 ocorrerá nesta quarta-feira (28/2) e poderá ser acompanhada por meio da Plataforma Cisco Webex, com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube.

Nesta 9.ª edição, o Disseminando Boas Práticas apresentará quatro projetos do banco de dados do eixo temático Acesso à Justiça. Representando o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), o diretor de Comunicação do tribunal, Luciano Araújo, explicará como funciona o aplicativo APP TJSE – Serviços Digitais aos Jurisdicionados.

A ferramenta possibilita, por meio do celular, que o cidadão consulte processos, acesse os serviços fornecidos pelo TJSE e as notícias da Justiça sergipana. O projeto também permite que o cidadão receba alertas de movimentações no processo do qual é parte, além de contato direto com o tribunal.

Outro projeto que será apresentado é o Citação Inclusiva, do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2). Concebido para ajudar pessoas não familiarizadas com termos jurídicos, a plataforma que será apresentada pela juíza Geraldine Pinto Vital de Castro prevê a utilização de recursos visuais para ajudar e facilitar a compreensão dos conteúdos jurídicos pelos cidadãos.

A prática identificou grande dificuldade dos cidadãos, principalmente os hipossuficientes e sem advogados, às informações contidas no Mandado de Citação, recebido por via postal ou por um oficial de Justiça, em diversas ações, o que acaba prejudicando o direito de defesa desses cidadãos.

Também serão expostos, na próxima edição do Disseminando Boas Práticas, a expansão do serviço integrado multidisciplinar do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e os serviços digitais no atendimento ao cidadão, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1).

Boas práticas

Criado pelo CNJ para apoiar o aprimoramento da gestão dos órgãos do Judiciário, o Portal de Boas Práticas do Poder Judiciário é plataforma que visa receber, avaliar, divulgar e compartilhar iniciativas exitosas adotadas por conselhos e tribunais. A plataforma conta com um acervo de mais de cem ações consideradas inovadoras, eficientes e que podem servir de modelo para a gestão dos diversos órgãos.

As propostas podem ser apresentadas por magistrados e magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário que tenham cadastro no Sistema Corporativo do CNJ. As práticas são avaliadas de acordo com os critérios estabelecidos na Portaria CNJ n. 140/2019 e precisam passar pelo crivo do plenário para serem incluídas no banco de dados.

Serviço: Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário – 9.ª Edição
Data: 28/2/2024
Horário: 16h às 18h
Local: Plataforma CISCO WEBEX com transmissão pelo canal do CNJ no YouTube
Público-alvo: magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário

Transmissão ao vivo



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

11 horas ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

11 horas ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

12 horas ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…

12 horas ago

Sistemas administrativos do Poder Judiciário terão parada técnica de sexta a segunda-feira (19 a 22/12)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…

13 horas ago