Todo cidadão tem uma memória afetiva com a culinária local de onde vive. No Tocantins, o pequi faz parte dessa recordação, de modo que é tradicional, cultural e diverso, mas também representa renda e sustento para muita gente. O pequeno caroço é tão simbólico no norte do País que, em Nova Rosalândia, é festejado. A 14ª Festa do Pequi ocorre neste final de semana, nos dias 27 e 28 de setembro, e o Sebrae Tocantins é parceiro da iniciativa.
Com o objetivo de aprimorar as habilidades de atendimento, melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a competitividade dos pequenos negócios locais, o Sebrae, através do Cidade Empreendedora, participa do evento por meio de capacitações para os empresários.
A festa reúne diversos expositores que têm a oportunidade de apresentar pratos típicos, demonstrar suas habilidades culinárias e promover a cultura do pequi para visitantes e moradores da região.
Cesar Augusto, analista do Sebrae, afirma que esse fruto do cerrado é uma fonte de renda para muitas famílias, desde a coleta até a comercialização. “Nós entendemos que o caroço é utilizado na alimentação e também na produção de produtos como óleo e licores, criando oportunidades de negócio. Esse é o tipo de empreendedorismo que apoiamos: o comunitário, o social e o acessível, com o fruto que se tem pertinho, como no quintal de casa”, destacou.
A festa, que está na sua 14ª edição, ocorre justamente na Capital Tocantinense do Pequi, conforme estabelecido pela Lei Estadual Nº 2.350, de 11 de maio de 2010, e o dia coincide com o Dia Municipal do Pequi, celebrado anualmente no quarto sábado de setembro.
—
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Whatsapp do Sebrae: (63) 9 9971-2198
Assessoria de Imprensa: (63) 9 9968-4366
www.to.agenciasebrae.com.br
www.sebrae.com.br/tocantins
Facebook: @sebraetocantins
Instagram e Twitter: @sebraeto
Licença: Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias do Tocantins podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência. Para mais informações, os jornalistas devem entrar em contato pelo telefone (63) 3219-3302 ou pelo Whatsapp da Assessoria de Imprensa (63) 9.9968-4366, no horário das 9h às 17h.
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…