Correr, caminhar e, sobretudo, conscientizar. A quinta-feira (21/8) foi movimentada em Dianópolis, no Sudeste do Estado, com a 1ª Corrida Rompendo o Silêncio, realizada pela Comarca local, levando cerca de 350 pessoas às ruas da cidade e unindo esporte, cidadania e solidariedade em uma ação que faz parte da 30ª Semana Justiça Pela Paz em Casa.
A largada aconteceu em frente ao Fórum de Dianópolis, com percurso de 5 km para corrida e 3 km para caminhada pelas ruas da cidade. O encerramento foi simbólico, realizado no Banco Vermelho, monumento que representa o enfrentamento à violência doméstica e a defesa dos direitos das mulheres.
O evento foi organizado pela Comarca de Dianópolis, em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Civil e Superintendência da Mulher do Município.
Força e integração
Para o juiz diretor do Fórum da Comarca de Dianópolis, Rodrigo Perez Araújo, a corrida superou todas as expectativas. “Ao mobilizar 194 atletas inscritos e atrair público expressivamente superior, a corrida demonstra o comprometimento da sociedade local com a causa do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”, destacou.
O evento revelou a força da integração institucional, com participação do Poder Judiciário e instituições parceiras, todas unidas em torno da pauta.
“Mas o que verdadeiramente marcou foi o engajamento espontâneo da comunidade: comerciantes distribuindo água aos corredores, famílias inteiras participando, de crianças a idosos, todos voluntariamente abraçando esta causa”, citou o magistrado.
Segundo o juiz, a mobilização transcende o aspecto esportivo. “Representa o Poder Judiciário cumprindo seu papel social de conscientização e prevenção, levando à sociedade a mensagem de que a violência contra a mulher é inaceitável e que todos, instituições e cidadãos, devem unir esforços para erradicá-la”, pontuou.
“O sucesso deste evento reafirma nosso compromisso permanente com a proteção dos direitos das mulheres e demonstra que, quando Justiça e sociedade caminham juntas, construímos uma comunidade mais segura e igualitária para todas e todos”, ressaltou o juiz Rodrigo Perez.
Paranã
Ainda na região Sudeste, as ações da Semana Justiça Pela Paz em Casa também ocorreram na Comarca de Paranã, onde, na quarta-feira (20/8), foi realizado um cine-debate com exibição de filme e roda de conversa sobre violência contra a mulher.
O evento, promovido no Fórum da Comarca, contou com a participação da psicóloga Kalissa, do Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM), e de representante da 99ª Delegacia da Polícia Civil de Paranã.
Fotos: Augusto Alves Medeiros e LC Filmagens
Sobre a Semana Justiça Pela Paz em Casa |
A 30ª Semana Justiça Pela Paz em Casa começou na segunda-feira (18/8) e segue até esta sexta-feira (22/8). A mobilização nacional é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça de todo o país, com foco na celeridade processual, na promoção de políticas públicas e na conscientização da sociedade sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. |