Categories: Destaques

44ª edição da Roda Literária celebra o lançamento do livro ‘O Despertar’ | Prefeitura Municipal de Palmas


44ª edição da Roda Literária celebra o lançamento do livro ‘O Despertar’

Obra é composta por poemas que exploram as dualidades da vida e convida o leitor a refletir sobre o amor, a busca por conhecimento e as transformações contínuas da existência

A 44ª edição da Roda Literária, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), trouxe ao público o lançamento do livro de poemas ‘O Despertar’, da escritora Vânia Régia Mota Magalhães. O evento aconteceu na sexta-feira, 14, na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, reunindo amigos, familiares e leitores que prestigiaram a realização desse sonho literário.

A obra, composta por poemas que exploram as dualidades da vida, convida o leitor a refletir sobre o amor, a busca por conhecimento e as transformações contínuas da existência. Com uma linguagem poética e filosófica, Vânia Régia compartilha sua visão sobre a natureza, a consciência e o poder da escrita como ferramenta de expressão e autoconhecimento.

Um sonho realizado


Durante o evento, a escritora deu detalhes sobre seu processo criativo e as mudanças que a escrita trouxe a sua vida. “Escrevo sobre, as minhas observações cotidianas, sobre amigáveis conversas, sobre os aprendizados que eu tive e encontros enriquecedores. Tudo isso me inspirou e eu comecei a ser o melhor de mim através da literatura”, disse Vânia.

A pedagoga Mironeide Feitosa Prado, que é sobrinha de Vânia e acompanhou todo o processo de publicação da obra, expressou sua gratidão à Fundação Cultural de Palmas pelo espaço concedido. “Foi uma alegria fazer parte desse processo e ajudar a concretizar esse sonho. Estou imensamente grata à Fundação por todo o apoio, direcionamento e organização do evento. A realização do sonho da minha tia foi em grande estilo”, afirmou.

Valorização da literatura local


O secretário executivo da Fundação Cultural de Palmas, Marcelo Lopes, esteve presente representando a presidente Luara Aquino. Ele reforçou o compromisso da instituição com a valorização da produção literária e da cultura em geral. “A Roda Literária é um espaço essencial para que escritores compartilhem suas histórias e encontrem seu público. Continuaremos incentivando eventos como este para que a literatura tocantinense siga ganhando força e visibilidade. O nosso prefeito Eduardo Siqueira Campos tem um compromisso muito forte com a cultura”, ressaltou.

Texto: Pérola Venâncio

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

12 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

13 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

13 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

14 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

14 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

14 horas ago