Categories: Estado

6º Mutirão de Negociações Fiscais é pauta de reunião entre TJTO e Prefeitura de Palmas


A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, na tarde desta terça-feira (22/4), para tratar do 6º Mutirão de Negociações Fiscais, o Refis 2025.

Com desconto de até 100% de juros e multas para pagamentos à vista, a presidente do TJTO destacou a importância da parceria. “Tenho certeza que esse Refis vai ser um sucesso, e juntos faremos um trabalho excelente. Estamos com uma equipe muito gabaritada, tanto no Poder Judiciário quanto no Município, para atender todas as demandas dos cidadãos e cidadãs”, disse.

As ações desenvolvidas nos mutirões fazem parte do Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais do Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é a redução do acervo das ações executivas fiscais que representam um gargalo no Poder Judiciário Nacional. O mutirão está sob o comando do coordenador do Programa Eficiente de Impulso às Execuções Fiscais (Profiscal) do TJTO e titular da Vara de Execuções Fiscais e Saúde de Palmas, juiz Gil Araújo Corrêa.

Estão previstos dez mil processos, eleitos como os maiores devedores. Porém, qualquer devedor que aparecer no espaço e queira aderir ao mutirão, o Judiciário estará pronto, em conjunto com o Município, para atender aos contribuintes, destacou o juiz coordenador.

Cejusc

Para a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juíza Silvana Parfieniuk, o mutirão de execuções fiscais estimula o contribuinte a sanar suas pendências e o Centro Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O Cejusc tem papel fundamental no processo, uma vez que os facilitadores “estão sempre em clima de acolhida para atender as negociações, objetivo do movimento”.

“Quando o cidadão vê o retorno do seu imposto em serviços executados como o mato roçado, o buraco tapado, ele paga seu IPTU. Os investimentos são fundamentais para resgatar políticas públicas para o município”, enfatizou o prefeito Eduardo Siqueira Campos.

A iniciativa é realizada com base no Provimento CNJ nº 57/2016, que institui de forma permanente o Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais da Corregedoria Nacional de Justiça. Acompanharam as tratativas o juiz auxiliar da Presidência, Arióstenis Guimarães; a chefe da Gabinete da Presidência, Lívia Guimarães; o secretário de Finanças de Palmas, Glauber Santana Aires; o secretário executivo João Marciano; o procurador-geral do Município, Renato de Oliveira.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

10 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

11 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

11 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

12 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

12 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

12 horas ago