A Prefeitura de Palmas participou como testemunha institucional do ato de cessão do prédio onde funcionará a futura Casa do Estudante da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no câmpus de Palmas. A participação foi a convite da Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO), do governo federal, responsável pela doação do prédio. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, 26, e marcou a oficialização da posse do imóvel pela universidade.
A gestão municipal esteve representada pelo titular da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), Eduardo Azevedo, que destacou: “A futura Casa do Estudante constitui um espaço de acolhimento e dignidade para a juventude universitária, sobretudo para quem enfrenta maiores barreiras de acesso e permanência no ensino superior. Palmas se soma a esse esforço coletivo por uma educação pública mais inclusiva.”
O imóvel, com mais de 4 mil metros quadrados, está localizado na quadra 302 Norte e pertencia anteriormente ao Tribunal de Contas da União (TCU). Com a cessão formalizada, a UFT passa a ter respaldo jurídico e patrimonial para seguir com as adaptações necessárias para implantação do espaço, que poderá atender até 70 estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Segundo o superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy César, a inclusão da Prefeitura de Palmas como testemunha reflete o entendimento de que políticas públicas eficazes são construídas de forma articulada. “A participação da Prefeitura reafirma que a pauta da educação e da permanência estudantil é de interesse público coletivo, não restrita à esfera federal”, afirmou.
Texto: Kaio Costa
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
O Sebrae Tocantins realiza, no dia 21 de março, mais uma edição do Startup Day,…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) estará presente mais uma vez no carnaval com…
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) integra o projeto “Coleção Conexões em Direitos Humanos”,…
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de…
Um ex-prefeito, uma ex-servidora e um pregoeiro de Augustinópolis estão sentenciados a ressarcir o valor…
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro,…