Categories: Estado

“A verificação dessas iniciativas positivas merece aplauso da Corregedoria Nacional”, destaca ministro Campbell ao ler relatório de inspeção


Após três dias de trabalhos voltados à avaliação das atividades judiciais e administrativas de unidades de 1º e 2º graus, além de serviços extrajudiciais e setores administrativos, o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, afirmou que “a verificação dessas iniciativas positivas merece aplauso da Corregedoria Nacional”. A declaração foi feita na solenidade de encerramento da inspeção realizada de 24 a 26 de setembro no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), transmitida ao vivo pelo canal do TJTO, nesta sexta-feira (26/9).

Ao ressaltar os achados positivos durante os trabalhos, o ministro citou como exemplo o Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais (Gise), da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Tocantins (CGJUS-TO) e o sistema GiseLi, solução de Inteligência Artificial integrada ao GISE. “É um sistema que garante segurança e rastreabilidade”, destacou, ao frisar o desenvolvimento do sistema pela equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça.

Também elogiou, na área administrativa, a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges).  Segundo o ministro,  o setor apresentou um ambiente de modernização e aprimoramento da governança e reflete a atuação competente e comprometida dos(as) servidores(as) da unidade, merecendo destaque a gestão de metas do Poder Judiciário com a utilização de ferramentas eficientes para o desempenho da função”. 

Outro ponto destacado foi a iniciativa da área de segurança na contratação de um sistema de monitoramento que irá “representar economia bastante significativa para ao Tribunal com a redução de contratos de terceirização”. 

Sobre os gabinetes, o ministro destacou que a equipe não encontrou processos paralisados há mais de 100 dias o que, para Mauro Campbell,  “sinaliza o comprometimento das diversas unidades com a presteza no desempenho da prestação jurisdicional”.

Fortalecimento do Judiciário

Em sua fala, a presidente do presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, agradeceu o empenho dos 10 juízes(as) e 22 servidores(as) da Corregedoria Nacional e a “disponibilidade e o espírito de cooperação” de todos(as) os(as) servidores(as) e magistrados(as) do Tocantins pelo trabalho desenvolvido na inspeção, por deixar o Tribunal tocantinense “mais fortalecido e melhor direcionado”.

Presidente Maysa Rosal aponta fortalecimento do TJTO após inspeção

A desembargadora enfatizou que o reconhecimento às boas práticas do TJTO, apontadas pela inspeção, impulsiona o Judiciário tocantinense “na construção de um judiciário cada vez mais íntegro, moderno e humano”. 

“Foram importantes momentos de troca, de aprendizado e de fortalecimento institucional. A inspeção trouxe luz a muitos pontos relevantes, ao mesmo tempo em que nos mostrou os caminhos que percorremos na direção correta”, destacou a presidente.





Dispositivo de honra

Desembargadoras Maysa Vendramini Rosal (presidente do TJTO), Jacqueline Adorno (vice-presidente do TJTO) o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell; o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça e coordenador dos trabalhos da inspeção, desembargador Arnoldo Camanho; as desembargadoras e juízas auxiliares da Corregedoria Nacional de Justiça Agamenilde Dias e Simone Lucindo; o desembargador Pedro Nelson De Miranda Coutinho (corregedor-geral da Justiça do Tocantins); o presidente da OAB- Tocantins, Gedeon Pitaluga Júnior; o procurador-geral de Justiça, Abel Andrade, a secretária-chefe da Casa Civil Irana de Sousa Coelho Aguiar, representando o governador Laurez Moreira; o subdefensor público-geral do Tocantins Danilo Frasseto Michelini; a juíza Julianne Freire Marques, vice-presidente administrativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o juiz Alan Martins Ferreira, presidente da Associação dos Magistrados Tocantinense (Asmeto).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Comissão aprova protocolo para tratamento de vício em tecnologia pelo SUS – Notícias

29/09/2025 - 18:43   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Deputado Allan Garcês, relator A…

29 minutos ago

Prefeitura de Palmas orienta unidades de ensino a adotarem estratégias que minimizem a exposição ao calor nos próximos dias

Na Capital, o pico do calorão desta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),…

44 minutos ago

Comitê Gestor do NAI de Palmas inicia atividades e elege coordenação

O Comitê Gestor Interinstitucional do Núcleo de Atendimento Integrado (CGI/NAI) realizou, nesta segunda-feira (29/9), a…

46 minutos ago

Prefeitura de Palmas abre nova turma do Curso de Elaboração do Plano Plurianual para capacitação de servidores | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre nova turma do Curso de Elaboração do Plano Plurianual para capacitação…

1 hora ago

Ministro das Cidades participa de audiência da CDR — Senado Notícias

O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, será ouvido na terça-feira (30) pela Comissão de…

3 horas ago