A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), está com inscrições abertas para o curso ‘Direito a Acompanhante para Mulheres nas Unidades de Saúde’. A capacitação é voltada a profissionais de nível superior da Atenção Primária e Secundária, profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e servidores administrativos das unidades de Saúde da Capital.
O curso será realizado nos dias 8, 10, 15, 17, 22 e 24 de julho, no auditório da Fesp. Cada turma contará com 25 a 30 participantes, e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.
A formação atende à recomendação do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO) e tem como objetivo capacitar os profissionais para que compreendam os fundamentos legais, os princípios da humanização e as práticas necessárias para garantir o direito das mulheres de terem um acompanhante durante o atendimento nas unidades de saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a qualidade do atendimento, a promoção dos direitos das mulheres e a melhoria contínua dos processos de trabalho, contribuindo para ambientes mais acolhedores, seguros e respeitosos.
Texto: Daniel Reis – estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Iara Cruz
O Tribunal de Justiça do Tocantins deu mais um passo importante na construção de um…
O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Palmas passa a integrar, a partir desta sexta-feira…
05/02/2026 - 17:16 Raphael Alves/Amazônia Real Projeto quer levar internet para comunidades tradicionais O…
Por maioria de votos, o Conselho de Sentença, formado por juradas e jurados do Tribunal…
A Diretoria do Foro da Comarca de Paranã, no Sudeste do Tocantins, suspendeu os prazos…
A abertura do ano legislativo em Palmas foi realizada nesta quinta-feira, 5, no plenário da…