As magias da gastronomia e da música se encontraram sob as estrelas na noite de abertura da 19ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, realizado pela Prefeitura de Palmas. Em sua edição 2025, o evento surpreendeu o público com uma nova configuração espacial que elevou a experiência dos visitantes: as tradicionais barracas de comida foram estrategicamente reposicionadas, permitindo que os clientes desfrutassem os 47 pratos que participam do Circuito Gastronômico e da Rota Gastronômica, sem perder um só acorde dos shows.
O cantor e compositor Zeca Baleiro foi o grande destaque da noite, trazendo ao palco sua poesia sonora e carisma inconfundível. Com um repertório que passeou por sucessos como ‘Telegrama’ e ‘Babylon’, o artista emocionou a plateia ao revelar que nesta passagem por Palmas reencontrou uma prima que não via há 40 anos, e reviu amigos que escolheram a Capital do Tocantins para morar. A emoção maior veio quando o artista cedeu o palco para performances do poeta e escritor tocantinense Antônio Resende e de um representante da aldeia Pedra Branca, da etnia Krahô.
Gastronomia com vista para o palco
A nova disposição das barracas foi pensada para integrar ainda mais os sentidos: visão, paladar e audição se uniram em uma experiência única. Os espaços gastronômicos foram organizados em formato semicircular ao redor do palco principal, garantindo visibilidade total dos shows e fluidez no deslocamento dos visitantes, que puderam vivenciar o festival de forma mais acolhedora e imersiva.
Essa mudança foi amplamente elogiada por chefs, pelo público e, principalmente, pelos expositores, que se surpreenderam com as vendas, a ponto de alguns ficarem sem matéria prima para continuar vendendo. O Festival Gastronômico de Taquaruçu segue até domingo, 7, com uma programação repleta de atrações musicais, oficinas culinárias, concursos de pratos típicos e atividades culturais. Nesta sexta-feira, 5, a cantora paraense Fafá de Belém será a atração principal. No sábado, é a vez do duo tocantinense Anavitória e no domingo, Mundo Bita comandará a tarde de encerramento com músicas que encantam a criançada.
Mais do que um evento, o festival é uma celebração da identidade tocantinense, valorizando os sabores, saberes e talentos da região. A Prefeitura de Palmas convida todos a participarem dessa festa que une tradição, inovação e muita emoção.
Texto: Luciano Moreira
Edição: Denis Rocha
1/3
Fafá de Belém sobe no palco principal do 19º FGT para apresentação nesta sexta, 5…
Por unanimidade, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins declarou a inconstitucionalidade material…
Pesquisa financiada pelo Minc aponta índices positivos de acesso à cultura pelos palmenses Avaliação da…
Prefeitura atualiza profissionais da Atenção à Saúde sobre organização da Rede de Atenção Psicossocial de…
Em sessão por videoconferência, realizada nesta quinta-feira (5/9), o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça,…
Prefeitura reúne gestores educacionais para construção de protocolo unificado contra bullying nas escolas de Palmas…