Categories: Palmas

Ação Social de Palmas mobiliza população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes | Prefeitura Municipal de Palmas


Ação Social de Palmas mobiliza população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Caminhadas nas regiões norte e sul da Capital, além de rodas de conversa, estão entre as ações da campanha Maio Laranja

Moradores da região norte da Capital receberam as ações da campanha Maio Laranja, que busca conscientizar a sociedade para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. No final da tarde desta quarta-feira, 14, foi realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), uma caminhada na Avenida Palmas Brasil Norte.

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil é celebrado no dia 18 de maio e este ano completa 25 anos. E de acordo com a superintendente de Proteção Especial, Marlucy Albuquerque, essas mobilizações que também incluem rodas de conversa, em parceria com a iniciativa privada, são fundamentais para fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente na Capital. “Com essas ações, conseguimos alcançar a sociedade em ações educativas e informativas sobre a prevenção ao abuso e à exploração sexual, além de oferecer mecanismos para identificar esse tipo de crime”, acrescentou Marlucy.

O presidente do Conselho de Segurança e Defesa Social de Palmas do setor das Arnes, Mário Augustinho Pereira, também falou sobre a importância do trabalho realizado pela Prefeitura de Palmas. “Esse trabalho da Ação Social é muito importante porque hoje a pauta principal da comunidade é a proteção da criança, da mulher e da família”, avaliou.

A ação contou com a participação de moradores da região, representantes do Conselho Tutelar e servidores da Semas e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Durante a caminhada, foram distribuídos folders com dicas de proteção ao abuso sexual e orientações sobre como identificar as situações desse tipo de crime.

Região sul

Nesta quinta-feira, 15, às 8 horas, a mobilização chega à região sul de Palmas com uma caminhada, que será realizada na Avenida Tocantins, em Taquaralto.

Denúncias

Caso o cidadão tenha suspeita, conhecimento ou presencie qualquer situação de violação dos direitos contra crianças e adolescentes poderá denunciar no disque 100 ou disque denúncia local. Outros locais de denúncia são Conselho Tutelar, Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, além de delegacias especializadas.

Texto: France Santiago

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

6 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

7 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

7 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

7 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

7 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

8 horas ago