As equipes da Superintendência de Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica participaram nesta sexta-feira, 12, do 2º Mutirão PopRua Jud, que ofereceu diversos serviços, como cadastro em programas sociais, atualização cadastral do CadÚnico, atendimentos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do programa Família Acolhedora.
José Ferreira de Souza chegou cedo à Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, onde o evento foi realizado, e buscou atendimento com a equipe da Proteção Social Básica, realizando sua inscrição no Cadastro Único do Governo Federal. “Agora eu vou ter o Bolsa Família. É muito importante essa ajuda, pois atualmente eu não tenho renda, e esses R$ 600 já vão ajudar a comprar comida”, disse, acrescentando que também recebeu atendimento de saúde e tomou vacinas.
As estudantes de psicologia Franciella Alves e Erotildes Batista participaram do mutirão acompanhadas de colegas de curso. “Viemos observar a dinâmica do atendimento e as abordagens com as pessoas em situação de rua. Estamos acompanhadas de um dos nossos professores”, explicou Franciella.
Erotildes elogiou a iniciativa do Poder Judiciário e das instituições parceiras: “Que oportunidade maravilhosa é reunir todos esses serviços em um só lugar e trazer as pessoas em situação de rua como prioridade. Ajudá-las a alcançar documentos e serviços é garantir acesso aos seus direitos e à cidadania”, destacou.
Na área de acesso à Justiça, foram ofertados serviços de assistência jurídica gratuita e humanizada, conciliações e audiências, defesa de direitos previdenciários, trabalhistas e migratórios, além de regularização documental e mediação de conflitos.
Na área da saúde, o público teve acesso a consultas médicas e odontológicas gratuitas, vacinação, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, mamografias e prevenção de câncer, além de atendimentos de fisioterapia, auriculoterapia e reflexologia. Também foram realizadas triagem clínica, aferição de pressão e orientações de saúde preventiva.
A população também pôde emitir documentos como RG, CPF, título de eleitor, certificados de reservista, além de fazer registro e retificação de documentos civis. Foram ofertados também atendimentos do Centro Especializado de Assistência Social (Creas), das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e do programa Família Acolhedora.
No local, houve ainda atendimentos de beleza e bem-estar, serviços veterinários para pets, varal solidário com roupas e calçados, além da distribuição de kits de higiene pessoal e bucal. (Com informações Cecom TJTO)
Texto: Eliene Campelo
Edição: Iara Cruz
1/1
Estão abertas as inscrições para as duas vagas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no…
Durante mutirão Pop Rua Jud, Eduardo Siqueira Campos reforça trabalho de reinserção social de pessoas…
Prefeitura de Palmas implanta sinalização viária da Rua T15, em Taquaralto Equipe da Secretaria Municipal…
Os 40 anos do Programa Calha Norte, criado para garantir a soberania e promover o…
Com ações de justiça, cidadania e compromisso social, o Poder Judiciário do Tocantins e parceiros…
Educação de Palmas recebe representante da Rede de Escolas Associadas à Unesco No encontro, a…