A Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) recebeu, na tarde desta terça-feira, 28, a visita do diretor de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), tenente-coronel Carlos Magno, da superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda e da delegada Suzana Fleury que compõe a Diretoria de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Tocantins. Em pauta a criação de novas bases do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg) na Capital.
“Estamos felizes em poder contribuir e ser parceiros dessa ação pois irá aproximar as forças de segurança e a comunidade. O Conseg traz para a população a oportunidade de levar suas demandas na área da segurança pública diretamente para as forças policiais, e assim se estabelece como um campo de diálogo, de escuta, e isso é muito importante”, destacou a gestora da Semas, Polyanna Marques.
O diretor de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, tenente-coronel Carlos Magno, resgatou um pouco da história dos Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social e de sua importância para os territórios. “Essa é uma ferramenta que muda a forma que a comunidade enxerga o trabalho das polícias e forças de segurança. E também aproxima os órgãos de segurança pública dos diversos segmentos sociais. É sem dúvidas um programa que traz bons frutos”, avaliou.
O secretário-executivo da Semas, Amilson Vieira, já presidiu uma unidade do Conseg na região norte de Palmas e avaliou como positiva a retomada e o fortalecimento desse instrumento de participação social. “Estamos felizes por sermos procurados para colaborarmos com essa ação, de grande valia. É preciso sim envolver todos os setores sociais na prevenção e na identificação de situações de violência, para assim aumentar a segurança da comunidade. Ajudando a resolver os conflitos locais, escutando a comunidade e trazendo mais efetividade no combate à violência”, concluiu.
Saiba Mais
Os Conselhos Comunitários de Segurança são associações sem fins lucrativos criados para que a comunidade possa se reunir, cooperar, debater e sugerir estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança em uma determinada localidade. Os integrantes do Conseg atuam orientados pela filosofia de polícia comunitária e dão apoio às forças policiais e de segurança em funcionamento na comunidade onde são criados.
Texto: Eliene Campelo/Semas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…
Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…
O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…