Categories: Palmas

Ação Social se reúne com Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas


Ação Social se reúne com Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins

Em pauta criação de novas bases do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social

A Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) recebeu, na tarde desta terça-feira, 28, a visita do diretor de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), tenente-coronel Carlos Magno, da superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda e da delegada Suzana Fleury que compõe a Diretoria de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Tocantins. Em pauta a criação de novas bases do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg) na Capital.

“Estamos felizes em poder contribuir e ser parceiros dessa ação pois irá aproximar as forças de segurança e a comunidade. O Conseg traz para a população a oportunidade de levar suas demandas na área da segurança pública diretamente para as forças policiais, e assim se estabelece como um campo de diálogo, de escuta, e isso é muito importante”, destacou a gestora da Semas, Polyanna Marques.

O diretor de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, tenente-coronel Carlos Magno, resgatou um pouco da história dos Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social e de sua importância para os territórios. “Essa é uma ferramenta que muda a forma que a comunidade enxerga o trabalho das polícias e forças de segurança. E também aproxima os órgãos de segurança pública dos diversos segmentos sociais. É sem dúvidas um programa que traz bons frutos”, avaliou.

O secretário-executivo da Semas, Amilson Vieira, já presidiu uma unidade do Conseg na região norte de Palmas e avaliou como positiva a retomada e o fortalecimento desse instrumento de participação social. “Estamos felizes por sermos procurados para colaborarmos com essa ação, de grande valia. É preciso sim envolver todos os setores sociais na prevenção e na identificação de situações de violência, para assim aumentar a segurança da comunidade. Ajudando a resolver os conflitos locais, escutando a comunidade e trazendo mais efetividade no combate à violência”, concluiu.

 

Saiba Mais

Os Conselhos Comunitários de Segurança são associações sem fins lucrativos criados para que a comunidade possa se reunir, cooperar, debater e sugerir estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança em uma determinada localidade. Os integrantes do Conseg atuam orientados pela filosofia de polícia comunitária e dão apoio às forças policiais e de segurança em funcionamento na comunidade onde são criados.

 

Texto: Eliene Campelo/Semas

Edição: Denis Rocha/Secom Palmas



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 30/1 a 6/2

Portaria Nº 172 de 23 de janeiro de 2026 PRESIDÊNCIA/ASPRE Dispõe sobre a escala…

9 horas ago

TJTO e Esmat celebram a certificação da Turma III do Programa de Residência Jurídica

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e a Escola Superior da Magistratura…

10 horas ago

CNJ promove webinário sobre entrega voluntária para adoção e lança Nova Cartilha Nacional nesta terça (27/1)

Entre 2024 e 2025, o Brasil registrou 1.828 entregas voluntárias para adoção, das quais 11…

11 horas ago

Vara das Garantias da Comarca de Palmas realiza mais de 60 audiências de custódia nos primeiros dias de funcionamento

  A Vara das Garantias é realidade no Tocantins. Em 11 dias de funcionamento, cerca…

12 horas ago

Audiências públicas em Cariri e São Salvador integram a primeira rota de 2026 da regularização fundiária no Tocantins

A primeira rota de audiências públicas de 2026 voltadas à regularização fundiária no Tocantins avançou…

13 horas ago

TJTO designa magistrados(as) para atuação nos Núcleos de Justiça 4.0 Previdenciário e de Saúde Pública

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) designou, por meio da Portaria nº 127/2026, 12…

14 horas ago