A Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) recebeu, na tarde desta terça-feira, 28, a visita do diretor de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), tenente-coronel Carlos Magno, da superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda e da delegada Suzana Fleury que compõe a Diretoria de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Tocantins. Em pauta a criação de novas bases do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg) na Capital.
“Estamos felizes em poder contribuir e ser parceiros dessa ação pois irá aproximar as forças de segurança e a comunidade. O Conseg traz para a população a oportunidade de levar suas demandas na área da segurança pública diretamente para as forças policiais, e assim se estabelece como um campo de diálogo, de escuta, e isso é muito importante”, destacou a gestora da Semas, Polyanna Marques.
O diretor de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, tenente-coronel Carlos Magno, resgatou um pouco da história dos Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social e de sua importância para os territórios. “Essa é uma ferramenta que muda a forma que a comunidade enxerga o trabalho das polícias e forças de segurança. E também aproxima os órgãos de segurança pública dos diversos segmentos sociais. É sem dúvidas um programa que traz bons frutos”, avaliou.
O secretário-executivo da Semas, Amilson Vieira, já presidiu uma unidade do Conseg na região norte de Palmas e avaliou como positiva a retomada e o fortalecimento desse instrumento de participação social. “Estamos felizes por sermos procurados para colaborarmos com essa ação, de grande valia. É preciso sim envolver todos os setores sociais na prevenção e na identificação de situações de violência, para assim aumentar a segurança da comunidade. Ajudando a resolver os conflitos locais, escutando a comunidade e trazendo mais efetividade no combate à violência”, concluiu.
Saiba Mais
Os Conselhos Comunitários de Segurança são associações sem fins lucrativos criados para que a comunidade possa se reunir, cooperar, debater e sugerir estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança em uma determinada localidade. Os integrantes do Conseg atuam orientados pela filosofia de polícia comunitária e dão apoio às forças policiais e de segurança em funcionamento na comunidade onde são criados.
Texto: Eliene Campelo/Semas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…